Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Interdição de pescar canilha no sotavento algarvio pode ser levantada

Os pescadores algarvios, em dificuldades por estarem impedidos de capturar canilha na zona de produção L9 (Tavira-Vila Real de Santo António), podem ser autorizados a retomar a pesca a partir de terça-feira, estimou hoje o Ministério do Mar.

Interdição de pescar canilha no sotavento algarvio pode ser levantada
Notícias ao Minuto

12:25 - 31/07/21 por Lusa

Economia Governo

A Associação de Armadores e Pescadores de Tavira (APTAV) alertou na sexta-feira para as dificuldades que atravessa uma dezena de embarcações de pesca artesanal tradicional e costeira a operar no sotavento algarvio, devido à interdição à captura de canilha, mas o Ministério do Mar adiantou à agência Lusa a interdição pode ser levantada quando forem conhecidos os resultados das análises para determinar a salubridade da espécie, na terça-feira.

O presidente da APTAV tinha dito à Lusa que "a incorporação de uma diretiva europeia na legislação nacional passou a exigir que o nome da espécie fosse incluído na lista" que autoriza ou não a apanha e comercialização de moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos para as diferentes zonas do país.

Segundo Leonardo Diogo, a medida deixou os pescadores da zona de captura L9, que abrange a faixa litoral entre Tavira e Vila Real de Santo António, no Algarve, impedidos de apanhar canilha, molusco gastrópode marinho que nunca integrara essa lista.

A mesma fonte disse que a canilha (bolinus brandaris) sempre foi comercializada, nunca foi incluída na listagem do Instituto Português do Mar e Amosfeta (IPMA) e a Docapesca, entidade responsável pela gestão de portos de pesca e lotas em Portugal, "também autorizava a sua venda" em lota.

No entanto, a situação alterou-se depois de um dos lotes para venda ter sido fiscalizado pela GNR durante o transporte e ter sido alvo de um auto de contraordenação por, à luz da nova legislação, ter passado a ser considerada interdita, lamentou.

"O IPMA, I.P. foi contactado no dia 19 de julho último pela APTAV, pedindo informações sobre a interdição de búzio - canilha (Bolinus brandaris) no Litoral Tavira-VRSA, L9. Foi agilizada, em conjunto com a APTAV, a recolha de amostras de búzio - canilha na referida zona de produção, de forma a serem analisadas para biotoxinas marinhas e metais contaminantes, para garantir que as mesmas se encontravam em condições de serem comercializadas e consumidas", explicou o Ministério do Mar.

A mesma fonte frisou que a amostra entrou nos laboratórios a 22 de julho e, "uma vez obtidos os resultados analíticos para esta espécie, poderá então verificar-se a compatibilidade dos mesmos com os limites que permitem a apanha de búzio - canilha na zona de produção L9".

"Prevê-se que os referidos resultados analíticos estejam disponíveis na próxima terça-feira, 03 de agosto, data em que esta espécie será adicionada à lista de espécies que constam do Comunicado do IPMA 'Apanha e comercialização de moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos'. que indica as interdições e aberturas, disponível em https://www.ipma.pt/pt/bivalves/index.jsp", acrescentou o Ministério.

A mesma fonte adiantou também que, por tratar-se de "espécie com interesse comercial", a canilha "passará a ser analisada regularmente pelo IPMA, I.P".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório