Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

CGD com resultado positivo nos testes de 'stress'

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) teve um resultado positivo nos testes de 'stress' da Autoridade Bancária Europeia (EBA), com uma perda máxima de 300 pontos base, inferior à média das restantes instituições, foi hoje anunciado.

CGD com resultado positivo nos testes de 'stress'
Notícias ao Minuto

18:24 - 30/07/21 por Lusa

Economia Paulo Macedo

"Sabemos que o nosso resultado em termos absolutos é claramente satisfatório", adiantou, na conferência de imprensa de apresentação de resultados do banco, o presidente da Comissão Executiva da CGD, Paulo Macedo.

Conforme precisou este responsável, em todas as variáveis de 'stress', a CGD perdia 300 pontos base de capital, quando a média de perda das outras instituições financeiras que participaram foi de 497 pontos.

Paulo Macedo notou ainda que a perda de capital foi menor do que a registada no anterior teste.

"A Caixa tem uma menor destruição de capital do que os outros bancos. Em termos da sua gestão mais prudente, é aqui mais uma vez assinalada e premiada", concluiu.

A EBA apresentou hoje os resultados dos testes de 'stress' aos principais bancos da zona euro que no ano passado não se realizaram devido à pandemia.

O exame deste ano submeteu as entidades bancárias a um cenário especialmente adverso a fim de poder avaliar a sua capacidade de resistir a um hipotético cenário de recessão prolongada.

A EBA, com sede em Paris, dirige todo este processo em conjunto com o Banco Central Europeu (BCE) e as autoridades nacionais de supervisão.

Quando começou a crise sanitária na Europa, em março de 2020, a EBA anunciou que adiava por um ano os testes de 'stress', uma vez que a prioridade dos bancos nesse momento era enfrentar a crise.

A CGD e o Banco Comercial Português (BCP) participam nos testes de 'stress' da Autoridade Bancária Europeia (EBA).

Leia Também: CGD com menos 519 milhões em moratórias a famílias e empresas em junho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório