Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Continente é o primeiro a vender produtos com insetos. Atreva-se a provar

A partir do primeiro fim de semana de agosto, poderá encontrar à venda nos expositores do Food Lab, presentes em algumas lojas Continente, produtos com insetos. Não 'torça já o nariz'. Pode parecer-lhe excêntrico, mas sabia que o consumo de insetos tem inúmeras vantagens? Venha daí, esclarecemos todas as dúvidas que possa ter.

Continente é o primeiro a vender produtos com insetos. Atreva-se a provar
Notícias ao Minuto

09:00 - 06/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia Continente

Recentemente, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) aprovou  a comercialização e consumo de sete espécies de insetos, inserindo Portugal no período transitório da União Europeia (UE), em conformidade com o Regulamento dos Novos Alimentos e rumo a um sistema alimentar mais sustentável.

Ora, sempre na vanguarda das tendências de consumo, a partir do início do mês de agosto o Continente passará a vender produtos com insetos nos expositores do Food Lab - que estão presentes em 10 lojas Continente - tornando-se o primeiro retalhista em Portugal a lançar estes produtos disruptivos.

Possivelmente, pelo menos num primeiro momento, a ideia de consumir insetos causar-lhe-á alguma estranheza. Mas não a rejeite desde já. Há uma série de argumentos a favor, que muito provavelmente desconhece, que o levarão a reequacionar essa reprovação inicial. 

Antes de mais, já pensou que da mesma forma como olha para o consumo de insetos, pessoas provenientes de outras culturas olharão para o consumo, por exemplo, de orelha de porco, tripas, caracóis, fígado ou miolos? Pois bem. Estas verdadeiras iguarias para muitos portugueses são alvo de repulsa por parte de outros povos. Por que não dar uma oportunidade a um novo petisco? Afinal, garante quem já provou - cerca de 2,5 biliões de pessoas consomem insetos pelo mundo - que o gosto de insetos é parecido com o de marisco, de frutos secos ou mesmo de batatas fritas, enaltecendo-lhe a leveza do seu sabor natural.

Claro que o facto de agradarem ao paladar é essencial, mas, paralelamente, a jogar a favor do consumo de insetos está ainda o seu valor nutricional: além de constituírem uma fonte proteica sustentável, são também ricos em fibra, vitaminas, minerais e em ácidos gordos essenciais. 

A fonte proteica do futuro, aliada do planeta

Até aqui, vimos que os insetos são saborosos, portadores de um elevado valor nutricional, isto, claro, somando ao facto de o seu consumo estar associado a uma certa ousadia. Mas há ainda uma outra valiosa vantagem que o consumo de insetos comporta: o facto de ter um baixo impacto ambiental, ao ponto de serem apontados como a fonte proteica do futuro.

Senão, vejamos. Numa altura em que nunca importou tanto a pegada ecológica que cada um de nós deixa no planeta - sendo que todos os gestos contam nesta fase de emergência climática que enfrentamos - a produção de insetos representa uma menor emissão de gases com efeito de estufa e uma menor pegada hídrica comparativamente a outras fontes proteicas. Isto aliado ao facto de exigirem menos solo fértil para produção, o que conduz ao próximo ponto: a diminuição de uso de pesticidas que, por sua vez, reduzirá os encargos económicos de agricultores.

Em suma, o consumo de insetos é uma alternativa totalmente segura, nutritiva e sustentável, sendo, pois, um precioso aliado do planeta. E se tem uma visão arrojada e já se deixou convencer por este conjunto de vantagens que lhe apresentámos, por certo estará já a questionar-se em que lojas Continente pode comprar estes produtos. Poderá, então, adquiri-los em todos os hipermercados com a chancela da Sonae que têm os inovadores espaços Continente Food Lab, são eles: Continente Matosinhos; Continente Colombo; Continente Gaia Shopping; Continente Gaia Jardim; Continente Telheiras; Continente Oeiras; Continente Vasco da Gama; Continente Cascais; Continente Antas; e Continente CoimbraShopping. Os produtos com insetos, nomeadamente larvas da espécie Tenebrio Molitor em três formatos - farinha, snacks e barras proteicas - estarão também disponíveis na loja Continente Labs e no Continente online.

Não se esqueça, não falta muito até que deixe de haver recursos para todos no planeta que habitamos. Uma dieta sustentável pode dar um precioso contributo para evitar este desfecho. Atreva-se a provar produtos à base de insetos e antecipe o futuro!

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório