Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

UMAR questiona eventual discriminação nos despedimentos de pilotos na TAP

A UMAR -- União De Mulheres Alternativa e Resposta questionou em carta aberta a presidente executiva da TAP sobre uma eventual discriminação de género no despedimento coletivo em curso, com as mulheres piloto mais afetadas do que os homens.

UMAR questiona eventual discriminação nos despedimentos de pilotos na TAP
Notícias ao Minuto

19:50 - 27/07/21 por Lusa

Economia União De Mulheres

A carta, subscrita por dezenas de pessoas, é dirigida à presidente do Conselho de Administração da transportadora aérea portuguesa, Christine Ourmiéres-Widener, e questiona sobre uma "possível discriminação sobre mulheres piloto desta companhia", uma vez que "sendo as mulheres apenas 4,4% do total da frota, representam 15% dos que vão ser despedidos, um valor três vezes superior".

"Este grupo questiona se o princípio da igualdade de género no trabalho foi efetivamente aplicado no conjunto de critérios estabelecidos para este despedimento coletivo", lê-se num comunicado da UMAR hoje divulgado.

O documento refere que há pilotos homens com menos tempo de antiguidade na TAP que não constam da lista de despedimentos.

"Verifica-se ainda a (não) aplicabilidade da norma que afirma que trabalhadores com especial vulnerabilidade pessoal e social não serão incluídos na lista de despedimentos e falta de transparência na monitorização desses critérios, que suscita interrogações a uma eventual discriminação indireta", acrescenta o comunicado.

A UMAR refere ainda que a carta aberta "interpela" a presidente executiva da TAP, sobre a qual recordam iniciativas anteriores de promoção da entrada de mulheres na aviação, no sentido de saber "se pode ter alguma palavra a dizer sobre estas mulheres piloto que se sentem discriminadas e se existem medidas previstas para uma maior monitorização, no sentido de impedir discriminações de género nesta empresa".

Leia Também: Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório