Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Investimento turco em Angola vale 169 milhões de euros

Os investimentos turcos em Angola atingem atualmente 200 milhões de dólares (169 milhões de euros), valor que o Presidente angolano espera aumentar a médio prazo, apresentando o potencial do país africano, na quarta-feira, no Fórum de Negócios Angola-Turquia.

Investimento turco em Angola vale 169 milhões de euros
Notícias ao Minuto

19:43 - 27/07/21 por Lusa

Economia Angola

João Lourenço, que se encontra de visita à Turquia para impulsionar as relações económicas dos dois países, espera cativar os investidores para setores considerados prioritários, como indústria, minas, energia, turismo e transportes, além do comércio, onde Angola e Turquia têm já fortes ligações, refere uma nota da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).

Atualmente, os investimentos turcos em Angola estão direcionados sobretudo para a mineração e siderurgia e a balança comercial é desfavorável para o lado angolano.

Entre 2015 e 2020, Angola comprou à Turquia bens no valor de 1,7 mil milhões de dólares (1,4 milhões de euros), enquanto as exportações angolanas para a Turquia não superaram os 42 milhões de dólares (35 milhões de euros).

O Presidente angolano vai fazer o discurso inaugural do Fórum de Negócios Angola-Turquia, no centro de conferências Ato Congresium de Ankara, Turquia, devendo focar-se nas oportunidades que o país oferece, políticas de apoio ao investimento privado e a diversificação da economia e as medidas que têm sido adotadas para melhorar o ambiente de negócios.

Vão intervir também no evento, onde são esperados cerca de uma centena de representantes de empresas angolanas e turcas, o ministro do Comércio da Turquia, Ahmet Mus, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva, e o presidente da organização congénere DEIK.

Nos últimos 18 anos, a Turquia aumentou consideravelmente a sua presença em África, passou de apenas 12 embaixadas e investimentos na ordem de 100 milhões de dólares (85 milhões de euros) em 2003 para 42 embaixadas e cerca de 6,5 mil milhões de dólares (5,5 milhões de euros) de investimento direto em 2021.

No período de 2003 a 2019, o comércio com África aumentou cerca de cinco vezes e 51 cidades africanas são agora servidas pela Turkish Airlines, que prevê iniciar ligações diretas com Angola em breve, acrescenta ainda a AIPEX.

Leia Também: Parlamento angolano debate envio de militares na missão da SADC

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório