Lucro da Navigator sobe 46,3% para 64,4 milhões no 1.º semestre

A Navigator totalizou 64,4 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 46,3% do que em igual período do ano anterior, foi hoje comunicado ao mercado.

Semapa expressa pesar por morte de "referência" no meio industrial

© Global Imagens

Lusa
27/07/2021 17:57 ‧ 27/07/2021 por Lusa

Economia

Empresas

"Os resultados líquidos do semestre totalizaram 64 milhões de euros e comparam com 44 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2020 (+46%)", lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Entre janeiro e junho, as vendas totais da papeleira ascenderam a quase 715 milhões de euros, uma subida de 2,8% face ao primeiro semestre de 2020.

Por sua vez, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa cresceu, neste período, 7,4% para 150,5 milhões de euros.

As vendas de papel representaram 70% dos 715 milhões de euros de volume de negócios, seguidas pelas vendas de pasta (11%), 'tissue' (10%) e energia (9%).

"Depois de um primeiro trimestre marcado por novas vagas de contágio de covid-19 e períodos de confinamento na maior parte dos mercados chave do grupo, os últimos três meses registaram uma reabertura progressiva das economias e uma recuperação na procura de papel. Na sequência da forte recuperação verificada ao nível do preço da pasta, o preço do papel evidenciou novo ajustamento em alta no segundo trimestre", explicou.

Os resultados financeiros situaram-se em 10,1 milhões de euros, valor que compara com 7,8 milhões de euros somados no mesmo período de 2020, "um agravamento resultante essencialmente da variação negativa nos juros compensatórios" e do cancelamento de um 'swap' de taxas de juro associado a um empréstimo obrigacionista reembolsado em dezembro de 2020.

Nos primeiros seis meses do ano, os investimentos da Navigator ascenderam a 32,8 milhões de euros, "incluindo essencialmente investimentos de manutenção e ambientais".

Já a dívida líquida remunerada foi de 2,22 milhões de euros, uma redução de 0,07% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior.

"À medida que a economia recupera e o plano de vacinação é implementado, é expectável que as condições do setor de pasta, papel e 'tissue' se mantenham globalmente positivas", perspetivou.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Navigator perderam 1,66% para 2,95 euros.

[Notícia atualizada às 18h04]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas