Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2021
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 26º

Edição

Portugal com 5.º preço de gasolina mais caro da UE no 2.º trimestre

No caso da gasolina, a carga fiscal aplicada em Portugal (60%) "justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica", adianta a ERSE.

Portugal com 5.º preço de gasolina mais caro da UE no 2.º trimestre

Portugal vendeu gasolina 95 simples ao preço médio de 1,602 euros/litro no segundo trimestre, o quinto valor mais caro entre os Estados-membros da União Europeia (UE), divulgou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta terça-feira.

No caso da gasolina, "Portugal praticou um PMV [preço médio de venda] sem impostos mais baixo do que em Espanha. A carga fiscal aplicada em Portugal (60%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica. Os PMV nacionais são mais caros do que a média UE-27, situando-se na 5.ª posição dos países com preços mais altos", refere a ERSE, no relatório hoje divulgado

Já relativamente ao gasóleo, "o peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cent/l mais caros do que em Espanha. Sem impostos, os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho". 

Além disso, e ainda no caso do gasóleo simples, o PMV nacional situou-se acima dos valores médios da UE-27, colocando Portugal em 6.º lugar nos preços mais caros. Sem impostos, os preços sobem cinco posições no ranking UE-27.

Finlândia, Suécia, Dinamarca, Países Baixos, Portugal, França e Alemanha, assim como Itália e Grécia apresentaram os PMV de gasolina 95 simples mais caros da UE-27. O PMV mais barato foi praticado na Bulgária. 

"Portugal situa-se na quinta posição dos países que vendem gasolina 95 simples mais cara na UE-27, sendo que o preço praticado corresponde a uma diferença de 56 cent/l e 17 cent/l face ao país com os preços mais baratos e ao país com os preços mais caros, respetivamente", de acordo com a ERSE. 

No caso do gasóleo simples, a região do Norte da Europa, em conjunto com a Europa Ocidental e Central, nomeadamente Suécia, Finlândia, Irlanda, Bélgica, Países Baixos, França e Portugal, assim como Itália apresentaram os preços de gasóleo simples mais caros da UE-27. O preço mais barato observou-se na Bulgária.

Leia Também: Relatório sobre margens na venda de combustíveis está "cheio de erros"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório