Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Efacec está em processo de recuperação e curva de recuperação é visível"

Sandra Pombo, do departamento de comunicação da Efacec, refere que a gestão está apenas focada na "demonstração, com resultados, valor, credibilidade e potencial da empresa". A Efacec acabou de ser distinguida com dois prémios no Red Dot Design Award.

"Efacec está em processo de recuperação e curva de recuperação é visível"
Notícias ao Minuto

08:50 - 28/07/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia Efacec

A Efacec Power Solutions, uma empresa dos setores da energia, engenharia e mobilidade, foi recentemente distinguida com dois prémios no Red Dot Design Award, uma competição mundial de design. Isto numa altura em que a empresa, à semelhança de tantas outras, recupera do 'abalo' da crise pandémica e em que decorre o processo de reprivatização, com a segunda fase do processo de alienação de 71,73% do capital da empresa. 

A diretora de marca e comunicação e 'corporate affairs officer' da Efacec, Sandra Pombo, disse, em resposta às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto, por email, que a gestão da Efacec está apenas focada na "demonstração, com resultados, valor, credibilidade e potencial da empresa". 

Além disso, mostrou-se confiante relativamente ao futuro da empresa, detalhando que a recuperação começou ainda no final do ano passado e adiantando que a Efacec está determinada numa "forte aposta em inovação tecnológica". 

A Efacec acabou de ser distinguida com dois prémios pela Red Dot Design Award. O que é que isto significa para a empresa?

Estes prémios são o reconhecimento da aposta estratégica da empresa no design aliado à inovação tecnológica através do lançamento de produtos que nascem da expertise e do talento da equipa Efacec. Com mais de 70 anos de história, e permanente foco na inovação, esta é a primeira vez que a Efacec se candidata ao Red Dot Design Award, conquistando de imediato dois Prémios. Estes demonstram que a indústria não tem que ser cinzenta e pode ser muito sexy. Demonstram ainda que é possível gerar valor para além da função. A Efacec, através destas duas distinções, comprova isso mesmo.

A gestão da Efacec mantém o seu foco e competência unicamente na demonstração, com resultados, valor, credibilidade e potencial da empresa

Esta distinção internacional pode atrair mais clientes?

Este reconhecimento mundial é muito relevante para a Efacec ao nível de design de produto. É o prémio mais conceituado do mundo e reforça a capacidade de inovação e o pioneirismo permanentes de uma empresa tecnológica como a Efacec. O Red Dot Award reforçou a credibilidade internacional da marca, sendo mais uma evidência do valor da marca, nomeadamente dos produtos e soluções marca Efacec, pelo que estamos confiantes que estas distinções potenciarão novas oportunidades e desafios.

Notícias ao Minuto XBarrier100, um mecanismo de barreira para proteção de passagens de nível, e o Transformador Modular (Modular Systems) foram os produtos premiados© efacec  

Como é que, internamente, está a ser gerido este processo de reprivatização que ainda está em curso?

A gestão da Efacec mantém o seu foco e competência unicamente na demonstração, com resultados, valor, credibilidade e potencial da empresa, garantindo desta forma o melhor futuro possível de acordo com toda a capacidade e potencial, que fazem da Efacec um dos principais 'players' industriais e tecnológicos portugueses. Como atesta a conquista destes dois prémios internacionais em design de produto – Red Dot Design Award.

E do ponto de vista da marca em si? Considera que este processo afetou, de alguma forma, a imagem da Efacec no exterior?

Este foi um ano particularmente desafiante para a marca e para todas as empresas devido aos constrangimentos causados pela pandemia. Porém, a Efacec manteve o seu foco e o investimento ao nível da inovação tecnológica. Continuámos a desenvolver projetos internacionais e, nos últimos seis meses, lançámos produtos novos na área de transportes, transformadores, mobilidade elétrica e uma plataforma de inovação aberta dirigida a empreendedores e startups nacionais e internacionais. A perspetiva é de um crescimento significativo das novas encomendas para níveis próximos dos obtidos em anos anteriores e, apesar dos condicionalismos ainda existentes relacionados com a evolução da pandemia, perspetiva-se o retomar do crescimento das receitas. Os prémios reforçam o empenho da Efacec no desenvolvimento das melhores soluções e reafirmam a importância estratégica da inovação. Esta grande conquista, apenas foi possível através da resiliência e audácia das diversas equipas multidisciplinares que desenvolveram sinergias e trabalham em colaboração, desde o primeiro momento em cada um dos projetos.

Além dos constrangimentos ligados à estrutura acionista no início do ano passado, a pandemia constituiu-se como um desafio adicional para a empresa? Se sim, em que medida?

Sem dúvida, nenhuma empresa estava preparada para lidar com uma crise desta dimensão, como a que foi gerada pela pandemia, que teve uma propagação à escala mundial e um impacto tão forte na economia. Enquanto empresa exportadora, a Efacec foi fortemente impactada pela pandemia de Covid-19, em virtude de dois efeitos: cerca de 85% das receitas e da atividade da empresa advém da venda de produtos e equipamentos para o estrangeiro e da execução de grandes projetos de infraestruturas elétricas no estrangeiro; a Efacec importa parte dos produtos da sua cadeia de abastecimento, tendo um elevado número de Fornecedores em Itália, Espanha e, naturalmente, na China.

Neste âmbito, registamos diversas dificuldades na obtenção de matérias-primas e componentes para os seus produtos e projetos, ao longo de todo o primeiro semestre de 2020. Inúmeros projetos e contratos da Efacec foram impactados na execução por diversos motivos, desde disrupções no tráfego de pessoas e mercadorias por via aérea, marítima e rodoviária, até situações de quarentena obrigatória e declarações de emergência nos diversos países em que a empresa atua. Destacamos Espanha, Índia, Chile, Estados Unidos da América, Argentina, Qatar, Bahrain, Singapura, Moçambique, Angola, Argélia, República Checa, Áustria, entre outros.

A partir de junho de 2020, ultrapassada a fase mais crítica da crise pandémica, os nossos clientes retomaram gradualmente as suas atividades. Do ponto de vista comercial, não se verificaram ainda alterações aos planos de investimento dos nossos clientes, nomeadamente pelo cancelamento de projetos, embora se observe uma tendência de adiamento, para o início de 2021, de investimentos inicialmente previstos para o segundo semestre de 2020.

A Efacec está num processo de recuperação e a curva de recuperação é visível. (...) Mantemo-nos otimistas e com uma forte aposta em inovação tecnológica

Os projetos e fornecimentos em curso aquando da paralisação quase global da economia estão a ser retomados, após renegociação dos calendários globais com os Clientes, em linha com o desbloqueio das próprias cadeias de abastecimento, de forma a mitigar potenciais penalidades. Embora no início de 2021, se tenha observado um agravamento acentuado da pandemia em Portugal, que obrigou a um confinamento reforçado, atualmente vivemos um período de retoma com o avanço da vacinação, perspetivando-se o retomar do crescimento das receitas, através da execução da sólida carteira de encomendas existente desde final de 2020, e do EBITDA.

O volume de negócios foi afetado face aos níveis pré-pandemia?

A Efacec está num processo de recuperação e a curva de recuperação é visível. Os resultados positivos dos últimos meses são muito animadores, dado que o início da recuperação foi assinalado no último trimestre de 2020, transitando para 2021. Mantemo-nos otimistas e com uma forte aposta em inovação tecnológica.

Como é que perspetiva os próximos meses para a Efacec?

A nossa perspetiva para os próximos meses é otimista, dado que estamos a assinalar a consolidação desta retoma e de normalização da atividade da empresa, enfrentando o novo ano com a confiança de um 'backlog' sólido, com uma nova matriz de abordagem aos projetos, orientada para a libertação de 'cash', com as operações recuperadas e normalizadas, com menores custos de estrutura e com um 'roadmap' tecnológico que prevê lançamentos ritmados de novas soluções nos setores em que atuamos. Neste sentido, como já referido, espera-se um crescimento significativo das novas encomendas para níveis próximos dos obtidos em anos anteriores e, apesar dos condicionalismos ainda existentes relacionados com a evolução da pandemia, perspetiva-se o retomar do crescimento das receitas, através da execução da sólida carteira de encomendas existente desde final de 2020, e do EBITDA.

Estas distinções assumem um valor adicional, pois para além do talento das nossas pessoas, reconhece o esforço, sucesso e progresso da Efacec, sendo motivador para toda a equipa

Distinções como a que foi atribuída pela Red Dot Design Award são um agente motivador numa altura desafiante dado o contexto pandémico que vivemos?

Estas distinções são importantes em qualquer contexto e para além da própria empresa. Trata-se de um expoente máximo de reconhecimento que é feito por um painel internacional de especialistas, altamente conceituado. Existe todo um sistema que beneficia deste reconhecimento. O país, a indústria, a marca, as suas pessoas, os nossos clientes e parceiros, todos beneficiam do valor gerado por este reconhecimento. Num contexto pandémico, e altamente desafiante como o que vivemos, estas distinções assumem um valor adicional, pois para além do talento das nossas pessoas, reconhece o esforço, sucesso e progresso da Efacec, sendo motivador para toda a equipa que vê reconhecido o trabalho realizado e o compromisso assumido.

Leia Também: DST e Sing entregaram proposta vinculativa para reprivatização da Efacec

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório