Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Começou instalação de carregadores elétricos para moliceiros na ria

A Câmara de Aveiro informou hoje que já começou a obra de implementação da rede de carregamento elétrico para os moliceiros dos circuitos marítimo-turísticos nos canais urbanos da ria, num investimento de cerca de 344 mil euros.

Começou instalação de carregadores elétricos para moliceiros na ria
Notícias ao Minuto

13:45 - 26/07/21 por Lusa

Economia Aveiro

De acordo com uma nota camarária, atualmente já está em curso a construção de ramais de acesso à energia elétrica que vão permitir a instalação futura dos postos de carregamento.

A empreitada contará ainda com a instalação dos carregadores e do 'software' de gestão em cada um dos 10 cais concessionados.

"A inovação neste projeto ocorre com a conversão de motores de combustão em elétricos nos barcos moliceiros nos canais de água de Aveiro", salienta a autarquia, referindo ainda que com esta mudança os passeios serão "ecológicos, silenciosos e mais agradáveis para os turistas".

A Câmara de Aveiro sublinha ainda que o projeto vai permitir a coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, com a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais.

Na edição de 2019 do Techdays Aveiro foi realizado um teste de validação local, por intermédio de sessões de demonstração ao público de um barco moliceiro com propulsão elétrica, e que, de acordo com a autarquia, "obteve resultados muito positivos e permitiu dar seguimento ao projeto".

Nessa altura, o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse que os operadores marítimo-turísticos têm até 2023 para substituir os motores de combustão por motores elétricos.

Ribau Esteves considerou que a introdução do modo elétrico é "um elemento muito importante de marketing" para a operação marítimo-turística dos moliceiros e lembrou que, apesar dos custos elevados, há fundos comunitários para ajudar a financiar estas operações.

A ideia para a eletrificação dos moliceiros partiu de um grupo de operadores que está congregado na associação Laguna. Posteriormente, a Câmara integrou essa ideia no projeto "Aveiro Steam City", para financiar o desenvolvimento do motor e a adaptação da rede de carregamento.

Atualmente, de acordo com dados do município, existem 10 operadores marítimo-turísticos, com 27 moliceiros e mercantéis.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório