Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

António Costa. "Transição climática tem de ser uma enorme oportunidade"

António Costa está, esta sexta-feira, na apresentação das carruagens ARCO, em Matosinhos. "Há novas atividades que podem ser criadas e há atividades que podem ganhar nova força e nova dinâmica", dissertou.

António Costa. "Transição climática tem de ser uma enorme oportunidade"
Notícias ao Minuto

11:26 - 23/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia António Costa

António Costa está, esta sexta-feira, na apresentação das carruagens ARCO, em Matosinhos, onde, durante a sua intervenção, fez questão de recordar que "só na linha que liga Sines à fronteira se trata do maior investimento em infraestrutura ferroviária dos últimos cem anos"

O primeiro-ministro referiu também que o Governo tem "investido muito em material circulante, designadamente na modernização dos veículos do transporte público rodoviário, na aquisição de novas composições para os metropolitanos quer em Lisboa, quer no Porto, mas havia de fazer um grande investimento no material circulante na CP". 

Recorrendo às palavras de Pedro Nuno Santos, também presente na ocasião, o chefe de Governo lembrou "que não há stands onde vamos comprar as composições", apontando que "os comboios são diferentes dos carros"

E assinalou: "Não basta querer comprar, não basta ter o dinheiro para comprar, é preciso fazer a encomenda e gerir o tempo necessário para a sua produção". 

Mas "foi precisamente isso que se fez": "Foi criar condições para podemos ter material circulante", frisou, acrescentando que "este desafio da transição climática tem de ser não só um problema para alguns setores da Economia, mas também tem de ser uma enorme oportunidade para a transformação da base económica do nosso país"

Destacando ser verdade que, deste modo, "há atividades que são descontinuadas", António Costa reiterou que "há novas atividades que podem ser criadas e há atividades que podem ganhar nova força e nova dinâmica". "Percebemos, desde o início, que era fundamental utilizar o desafio das alterações climáticas para ser um motor da transformação económica do nosso país". 

"Quem governa não pode limitar-se a governar para o dia de hoje"

António Costa recordou ainda a aprovação da autorização de compra de comboios para a CP, aprovada em Conselho de Ministros há duas semanas, para salientar que "estas composições só chegam em 2026", ou seja, "quase no final da próxima legislatura". 

"Quem governa não pode limitar-se a governar para o dia de hoje ou para o dia de amanhã. Tem de governar tendo em conta e olhando para o futuro do país. Governar é isto", destacou.

De lembrar que o Governo anunciou, na semana passada, a "maior compra de sempre de comboios" para a CP - Comboios de Portugal, no valor de 819 milhões de euros. O ministro das Infraestrutras, Pedro Nuno Santos, detalhou que o "objetivo é substituir material circulante obsoleto".

[Notícia atualizada às 11h40]

Leia Também: CP. Governo anuncia a "maior compra de sempre de comboios"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório