Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Groundforce. Greve de 31 de julho, 1 e 2 de agosto desconvocada

Greve foi desconvocada depois de uma reunião que decorreu na tarde desta quinta-feira.

Groundforce. Greve de 31 de julho, 1 e 2 de agosto desconvocada
Notícias ao Minuto

16:46 - 22/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Groundforce

O Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA) desconvocou a greve dos trabalhadores da Groundforce que estava marcada para os dias 31 de julho e 1 e 2 de agosto, avança o Expresso

A decisão do sindicato surge depois de ter sido encontrado um compromisso com o Governo que garante que serão pagos os subsídios de férias e as anuidades vencidas antes do processamento salarial de julho, para todos os trabalhadores da Groundforce, de acordo com o semanário. 

Na quarta-feira, o Ministério das Infraestruturas e Habitação anunciou que a TAP vai pagar diretamente aos trabalhadores da Groundforce o valor correspondente ao subsídio de férias e às anuidades em atraso.

Numa nota enviada às redações, a tutela de Pedro Nuno Santos indicou que "foi comunicado hoje [quarta-feira], em reunião com sindicatos da Groundforce, que a TAP vai proceder ao pagamento do valor correspondente ao subsídio de férias e às anuidades em atraso diretamente aos trabalhadores" da empresa de 'handling' (assistência nos aeroportos).

O ministro tinha já indicado que a TAP estava a trabalhar numa solução para pagar subsídios de férias na Groundforce e assegurar os salários de julho.

Ao que indica o jornal Expresso, a desconvocação da greve tem também como condição a garantia efetiva do pagamento pontual e integral do salário de julho e a garantia de que a situação acionista da Groundforce será resolvida muito em breve. 

A paralisação, agora desconvocada, estava marcada para os dias 31 de julho e 1 e 2 de agosto, depois de no último fim de semana a greve ter provocando o cancelamento de centenas de voos e o caos no Aeroporto de Lisboa, com milhares de passageiros afetados.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português.

Leia Também: TAP paga subsídios e salários em atraso a funcionários da Groundforce

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório