Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

BCE mantém taxas, mas ajusta orientação para refletir meta da inflação

Banco Central Europeu antecipa ainda que as compras de ativos ao abrigo do programa de compra de dívida de emergência sejam realizadas a um "ritmo significativamente mais elevado do que durante os primeiro meses do ano".

BCE mantém taxas, mas ajusta orientação para refletir meta da inflação
Notícias ao Minuto

12:48 - 22/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) manteve, esta quinta-feira, as taxas de juro inalteradas, mas ajustou a sua orientação para refletir a meta de inflação recentemente ajustada. Esta decisão era já esperada pelos analistas

O BCE garante que as taxas de juro vão manter-se "nos níveis atuais ou inferiores" até que a inflação se aproxime do objetivo de médio prazo, que é agora de 2% simétrico.

Contudo, alerta que poderá haver um período transitório em que a "inflação esteja moderadamente acima da meta".

O BCE diz ainda que continuará a fazer compras de ativos ao abrigo do programa de compra de dívida de emergência (PEPP), lançado em março de 2020, cujo volume ascende a 1,85 biliões de euros, depois de ter sido reforçado na reunião do BCE de dezembro e de a sua duração ter sido prolongada até março de 2022.

Além disso, "o Conselho do BCE continua a esperar que as compras ao abrigo do PEPP, durante o trimestre atual, sejam realizadas a um ritmo significativamente mais elevado do que durante os primeiro meses do ano".

A presidente do BCE, Christine Lagarde, tinha dito, recentemente, que nesta reunião seriam discutidas mudanças na orientação futura dos estímulos monetários e que os investidores deveriam preparar-se para alterações nas indicações sobre a orientação da política monetária.

Leia Também: O BCE e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório