Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Fisco moçambicano arrecadou cerca de 1,7 mil milhões no 1.º semestre

A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique arrecadou 127 mil milhões de meticais (1,69 mil milhões de euros) no primeiro semestre deste ano, cumprindo 48% da meta de receitas fiscais projetada para este ano, anunciou o fisco moçambicano.

Fisco moçambicano arrecadou cerca de 1,7 mil milhões no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

11:46 - 22/07/21 por Lusa

Economia Moçambique

O diretor do Gabinete de Planeamento, Estudos e Cooperação Internacional da AT, Augusto Tacaríndua, citado hoje pelo diário Notícias, avançou que o desempenho do fisco registado de janeiro a junho foi determinado pelos grandes contribuintes, que foram responsáveis por 70% da receita.

"Surpreendentemente, os grandes contribuintes apresentaram resultados positivos que, de facto, justificaram este desempenho, visto que são responsáveis por 70% na categoria dos impostos sobre os rendimentos e do IVA", afirmou Tacaríndua.

O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS), nomeadamente as remunerações dos trabalhadores, o Imposto sobre o Rendimento Predial e os rendimentos das pessoas singulares que exercem atividade empresarial também tiveram influência na prestação que o fisco registou no primeiro semestre deste ano, acrescentou.

O diretor do Gabinete de Planeamento, Estudos e Cooperação Internacional da AT avançou que o fisco projetou uma meta de 265 mil milhões de meticais (3,5 mil milhões de euros) em receitas para todo o ano, mas alertou para as dificuldades de alcance desse resultado, devido ao impacto da pandemia de covid-19 na economia.

"O nosso receio sempre foi e continuará a ser o impacto da pandemia de covid-19 nos próximos tempos", declarou.

Leia Também: Fitch mantém 'rating' de Moçambique em CCC e prevê crescimento de 1,8%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório