Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Mesmo que PRR fosse ótimo a aplicação ficaria aquém, diz Mira Amaral

O antigo governante Luís Mira Amaral defendeu hoje, em Lisboa, que mesmo que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) fosse ótimo, a sua aplicação ficaria aquém face às distorções na economia e à falta de reformas estruturais.

Mesmo que PRR fosse ótimo a aplicação ficaria aquém, diz Mira Amaral
Notícias ao Minuto

15:29 - 21/07/21 por Lusa

Economia PRR

"Mesmo que o PRR fosse ótimo, a sua aplicação seria sub-ótima devido às distorções da economia e à falta de reformas estruturais", afirmou Mira Amaral, que falava debate PRR: "Potenciar os efeitos dos fundos europeus na economia nacional", organizado pelo Fórum para a Competitividade, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa.

Luís Mira Amaral considerou que o PRR vai recuperar muito do investimento público que deveria ter sido executado no âmbito do Orçamento do Estado e que foi "travado para controlo do défice".

Para o ex-ministro, Portugal teve um "chocante amadorismo económico" na visão estratégica do PRR, enquanto em Espanha houve uma "ambição e aposta no setor privado" e a Grécia convidou um Nobel da Economia para executar o seu plano.

O ex-ministro da Indústria e Energia disse ainda que os países em estado de desenvolvimento intermédio, onde se encontra Portugal, precisam de uma iniciativa cultural para chegar ao estado de países desenvolvidos, o que com "uma maioria marxista e hegemónica na comunicação social e no Estado será muito difícil".

Assim, não se trata de um problema de dinheiro, mas político, que não será fácil de resolver a curto prazo, vincou.

O PRR tem um período de execução até 2026 e prevê um conjunto de reformas e investimentos para alavancar o crescimento económico.

Leia Também: Polícias saem desiludidos da reunião no MAI sobre subsídio de risco

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório