Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal terá em sete anos 40 mil milhões através dos fundos

A comissária europeia Elisa Ferreira apontou hoje que Portugal terá, durante sete anos, um volume de financiamentos de 40.000 milhões de euros, através de instrumentos como o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2020 e 2030.

Portugal terá em sete anos 40 mil milhões através dos fundos
Notícias ao Minuto

15:04 - 21/07/21 por Lusa

Economia Elisa Ferreira

"Portugal vai dispor, nos próximos sete anos, de um volume financeiro de 40.000 milhões de euros", afirmou Elisa Ferreira, numa mensagem transmitida na abertura do debate PRR: "Potenciar os efeitos dos fundos europeus na economia nacional", organizado pelo Fórum para a Competitividade, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa.

Em causa, segundo a comissária para a Coesão e Reformas, estão cerca de 14.000 milhões de euros em subvenções no âmbito do PRR, a que se pode somar um montante equivalente caso o país recorra aos empréstimos, mais um reforço de 2.000 milhões de euros efetuado ao abrigo do programa Portugal 2020, bem como 24.000 milhões de euros de financiamento europeu disponível no Portugal 2030.

A par disto, estarão ainda disponíveis fundos para a agricultura e instrumentos como a Europa Digital ou o Horizonte 2020.

"São montantes substanciais que ficam à disposição durante a próxima década. Os fundos não são o fim, mas um meio que deve ser disposto ao serviço de uma visão e estratégia de desenvolvimento", considerou.

Elisa Ferreira sublinhou ainda que a pandemia de covid-19 provocou um "choque enorme" nas "vidas e na economia e competitividade", acrescentando que os dados do primeiro semestre são "animadores", embora não representem a recuperação necessária.

Leia Também: Elisa Ferreira defende turismo sustentável para combater "fragilidades"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório