Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

EDP encaixa 503 milhões com a venda de uma parte do défice tarifário

A EDP anunciou hoje, em comunicado enviado ao mercado, a venda de 28,8% do défice tarifário de 2021 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por 503 milhões de euros.

EDP encaixa 503 milhões com a venda de uma parte do défice tarifário
Notícias ao Minuto

19:53 - 20/07/21 por Lusa

Economia EDP

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP informa que a SU ELETRICIDADE, comercializador de último recurso do sistema elétrico português, detido a 100% pela EDP, acordou a venda sem recurso, através de cinco transações individuais, de 28,8% do défice tarifário de 2021 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 503 milhões de euros.

Este défice tarifário resulta do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2021 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2019 e 2020), adianta a empresa no comunicado.

Em dezembro, a EDP já tinha acordado a venda de 15,5% do défice tarifário de 2021, por um montante de 271 milhões de euros.

O défice tarifário é uma medida que permite que o aumento das tarifas da energia não seja aplicado de uma só vez, mas sim de forma faseada no tempo, correspondendo à diferença (cumulativa) entre o preço que deveria ser assumido na tarifa e aquele que efetivamente é.

Leia Também: PSI20 mantém-se em queda com BCP e EDP a pressionarem negociações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório