Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Quanto custa um débito direto? O que fazer para pagar assim as contas?

Os débitos diretos, recorde-se, "são uma alternativa cómoda e segura para fazer pagamentos, especialmente pagamentos periódicos", de acordo com o Banco de Portugal.

Quanto custa um débito direto? O que fazer para pagar assim as contas?
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Débito direto

Está a par de como é que funcionam os débitos diretos? No início da semana, o Banco de Portugal (BdP) divulgou um descodificador - no qual explica como é que funciona este método de pagamento - e adianta que, em Portugal, na maioria dos casos este método de pagamento é gratuito

"A maioria dos bancos/prestadores de serviços de pagamento não cobra comissões pela realização de débitos diretos. No entanto, a cobrança deste tipo de comissões não está proibida, pelo que deve informar-se junto do seu banco/prestador de serviços de pagamento sobre o preçário aplicável", refere o supervisor da banca

O que tem de fazer para poder pagar com débitos diretos?

De acordo com o BdP, deve seguir os seguintes passos: 

  1. Fale com o seu banco/prestador de serviços de pagamento. Confirme que o contrato associado à sua conta permite a realização de débitos diretos.
  2. Fale com o seu credor e certifique-se de que ele está disponível para aceitar pagamentos por débito direto. A aceitação de pagamentos por débito direto não é obrigatória.
  3. Conceda ao credor uma 'autorização de débito em conta'. O formulário de 'autorização de débito em conta' é normalmente fornecido pelo credor.

Os débitos diretos, recorde-se, "são uma alternativa cómoda e segura para fazer pagamentos, especialmente pagamentos periódicos", revela o BdP. 

Leia Também: Novo espaço cultural e hoteleiro de 8 milhões abre em agosto no Bonfim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório