Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Governo dos Açores vai autorizar o uso de gasóleo agrícola na apicultura

O Governo Regional dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, está a preparar uma alteração ao sistema de abastecimento de gasóleo agrícola para permitir aos apicultores a sua utilização, revela um documento a que a Lusa teve hoje acesso.

Governo dos Açores vai autorizar o uso de gasóleo agrícola na apicultura
Notícias ao Minuto

13:06 - 15/07/21 por Lusa

Economia Açores

Na resposta a um requerimento do PSD/Açores, o executivo açoriano avança que "está a preparar uma proposta de alteração" à portaria que estabelece as atividades que podem consumir gasóleo agrícola na região.

A alteração visa incluir a apicultura no sistema de abastecimento de gasóleo à agricultura.

No documento, assinado pelo subsecretário da Presidência, Pedro de Faria e Castro, o Governo Regional revela que pretende que a alteração decorra "até outubro deste ano, mês a que corresponde ao período normal de apresentação de novas candidaturas".

Habitualmente, o período de inscrição e registo no sistema de abastecimento de gasóleo à agricultura decorre de 01 de outubro a 14 de novembro.

No requerimento, o PSD/Açores defendeu a importância de os apicultores terem acesso ao gasóleo agrícola, uma vez que a "apicultura nos Açores constitui uma importante atividade agrícola, cujo desempenho é fundamental para garantir a produtividade nos setores da horticultura e fruticultura".

Os social-democratas lembram que o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, afirmou a 02 de março de 2021 que o executivo regional pretende dar um "forte impulso à apicultura" na região. 

Na portaria que regula o sistema de abastecimento de gasóleo à agricultura está incluída a vitivinicultura, a horticultura, a floricultura e a fruticultura, sem qualquer referência à apicultura.

O Governo dos Açores, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, é suportado no parlamento pelos partidos que integram o executivo (PSD, CDS-PP, PPM) e pelo Chega e Iniciativa Liberal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório