Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Serviços públicos essenciais têm de ter contacto gratuito em novembro

As entidades prestadoras de serviços públicos essenciais são, a partir dessa data, obrigadas a "disponibilizar ao consumidor uma linha para contacto telefónico, a qual deve ser uma linha gratuita para o consumidor ou, em alternativa, uma linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel".

Serviços públicos essenciais têm de ter contacto gratuito em novembro
Notícias ao Minuto

09:19 - 14/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Serviços públicos essenciais

Foi publicado, esta quarta-feira, em Diário da República, o decreto-lei que estabelece o regime sobre linhas telefónicas para contacto com o consumidor, o qual obriga os prestadores de serviços públicos essenciais a disponibilizarem uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos. O diploma entra em vigor a 1 de novembro de 2021.

"A entidade prestadora de serviços públicos essenciais é obrigada a disponibilizar ao consumidor uma linha para contacto telefónico, a qual deve ser uma linha gratuita para o consumidor ou, em alternativa, uma linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel", pode ler-se no despacho

Uma gama geográfica será, por exemplo, um número iniciado por 21 ou por 22 e uma gama móvel é, por exemplo, o número iniciado por 91, 96 ou 93.

"Estabelecemos o regime que se aplica às linhas telefónicas de apoio ao consumidor que são disponibilizadas e divulgadas pelas empresas", ou seja, "que os operadores económicos que disponibilizem uma linha de atendimento ao consumidor sejam obrigados a disponibilizar uma linha gratuita ou em alternativa uma linha a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel", disse à Lusa, em junho, o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres.

Além disso, "todas as entidades públicas que disponibilizam linhas telefónicas com números especiais, com os prefixos '808' e '30', devem proceder à criação de uma alternativa de números telefónicos com o prefixo '2', no prazo máximo de 90 dias, a contar da data de entrada em vigor da presente lei", ou seja, até ao início do próximo ano.  

A fiscalização do cumprimento do disposto na lei, bem como a instrução dos respetivos processos de contraordenação e a aplicação de sanções, competem à autoridade administrativa reguladora do setor no qual ocorra a infração ou, na falta de entidade setorialmente competente, à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). 

Contudo, o artigo que prevê as contraordenações só entra em vigor a partir de 1 de junho de 2022.

Leia Também: Academia de Cinema e Netflix unem-se para promover obras de mulheres

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório