Wall Street cai devido à inflação e realização de ganhos após recordes

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores a realizarem ganhos, após dois dias consecutivos de recordes dos índices, mas também preocupados com os números da inflação nos EUA, mais elevados do que previsto.

Bolsa de Nova Iorque negoceia mista pesando riscos de subida de inflação

© Lusa

Lusa
13/07/2021 23:04 ‧ 13/07/2021 por Lusa

Economia

Wall Street

 

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,31%, para os 34.888,79 pontos, o tecnológico Nasdaq recuou 0,38%, para as 14.677,65 unidades, e o alargado S&P500 desvalorizou 0,35%, para as 4.369,21.

Os investidores estavam à espera da abertura da época de resultados trimestrais, a cargo dos bancos JPMorgan Chase e Goldman Sachs. Os dois apresentaram lucros acima do esperado, graças à boa condição da economia norte-americana.

Porém, os dois títulos passaram toda a sessão em território negativo, porque os investidores retiveram, em particular, a diminuição das receitas provenientes do 'trading'. No fim do dia, o JPMorgan Chase perdeu 1,43% e o Goldman Sachs 1,02%.

"Com ações que estão em níveis recorde ou perto disso, as pessoas têm tendência a vender depois da publicação" dos resultados, disse Art Hogan, responsável pela estratégia na National Securities.

"A outra peça do puzzle, hoje, foram claramente as inquietações ligadas a uma inflação persistente", acrescentou.

Os preços no consumidor continuaram a subir em junho, nos EUA, e conheceram a sua maior subida desde 2008, tanto em termos mensais (0,9%) como anuais (5,4%), segundo o índice publicado hoje pelo Departamento do Trabalho.

"Mesmo que seja fácil explicar várias componentes do índice", como a subida dos preços do aluguer de viaturas, dos bilhetes de avião ou dos quartos de hotel, de natureza passageira, segundo Art Hogan, "isto reforça a preocupação dos investidores, segundo a qual a inflação talvez seja menos transitória do que se pensa".

O índice de preços na produção nos EUA, esperado na quarta-feira, deverá dar mais informação sobre o fenómeno, tanto mais, sublinhou Art Hogan, que constitui frequentemente um indicador mais avançado do que o dos preços no consumidor.

No mercado obrigacionista, os rendimentos dos títulos da dívida pública a 10 anos subiram de forma clara, para 1,41%, depois de terem chegado a evoluir em 1,24% na semana passada.

Depois de ter apresentado um documento a anunciar um possível aumento de capital, o título da Virgin Galactic voltou a conhecer uma sessão difícil, ao perder 7,20%. Este grupo aeronáutico, que no domingo enviou o seu fundador e diretor, Richard Branson, até à fronteira do espaço, já perdeu um terço da capitalização bolsista desde o final de junho.

Leia Também: Bruxelas vai propor taxa querosene apesar de críticas das transportadoras

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas