Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Governo tenta 'travar' subida da conta da eletricidade no próximo ano

Isto, numa altura em que o mercado grossista da eletricidade está a bater recordes. 

Governo tenta 'travar' subida da conta da eletricidade no próximo ano
Notícias ao Minuto

08:31 - 13/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

O Governo vai tentar 'travar' a subida dos preços da eletricidade no próximo ano, tanto para os clientes domésticos como para as empresas nas quais os custos da luz mais pesam (denominadas por eletrointensivas). Isto, numa altura em que o mercado grossista da eletricidade está a bater recordes. 

"É possível que não haja um agravamento para os domésticos para o ano. E para os eletrointensivos talvez também o consigamos evitar. Ainda estamos a ver", disse o secretário de Estado da Energia, João Galamba, em declarações ao Jornal de Negócios.

De acordo com o mesmo jornal, o Executivo conta que tanto o desenho do sistema elétrico nacional como os ganhos decorrentes de alguns ajustes,  que estão a ser preparados, permitam que os preços da luz não subam no próximo ano. 

No início deste mês, as tarifas da eletricidade subiram para os clientes domésticos que continuam em mercado regulado, o que resulta do aumento dos preços da energia nos mercados grossistas.

Segundo o regulador do setor energético, esta revisão das tarifas teve como objetivo adequar a tarifa de energia aplicada aos clientes do mercado regulado à evolução dos preços dos mercados grossistas, que tem vindo a subir, evitando que se crie um "desvio a recuperar em anos subsequentes".

Leia Também: Aprovação do PRR e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório