Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Benfica. CMVM suspeita que 'Rei dos Frangos' tenha mais de 20% da SAD

O regulador dos mercados diz que o empresário conhecido como 'Rei dos Frangos' pode já ter 20% da SAD do Benfica, face à posição de 16% que é oficialmente conhecida, de acordo com um comunicado hoje divulgado.

Benfica. CMVM suspeita que 'Rei dos Frangos' tenha mais de 20% da SAD
Notícias ao Minuto

08:59 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia CMVM

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) revelou, esta segunda-feira, que tem vindo a pedir esclarecimentos aos intervenientes no âmbito da operação 'Cartão Vermelho' e "tomou já medidas" para repor a transparência. Além disso, o regulador dos mercados diz que o empresário conhecido como 'Rei dos Frangos' pode já ter mais de 20% da SAD - e há mais.  

"Em concreto, existem fortes indícios de que o acionista José António dos Santos [empresário conhecido como 'Rei dos Frangos'], a quem eram imputáveis cerca de 16% do capital social da Benfica SAD, celebrou contratos promessa de compra e venda de ações, ainda que sujeitos a condição suspensiva, com outros titulares de participações qualificadas, que elevam a sua participação qualificada para medida superior a 20% e que poderão ter como efeito a redução muito significativa ou extinção da participação qualificada desses acionistas (entre os quais José da Conceição Guilherme e Quintas dos Jugais, Lda)", pode ler-se no comunicado

E mais: "Em paralelo, existem fortes indícios de que José António dos Santos celebrou um acordo de compra e venda com um terceiro, John Textor, tendo por objeto a alienação de uma participação de 25% que José António dos Santos reuniria", acrescenta a CMVM. 

O regulador dos mercados diz que "nos últimos dias tornaram-se do conhecimento público indícios de irregularidades diversas, suscetíveis de afetar a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD (Benfica SAD), de impactar o seu governo societário e de criar opacidade sobre a composição da sua estrutura acionista".

Por este motivo, a CMVM tem vindo a "solicitar esclarecimentos e, sempre que aplicável, a prestação de informação ao mercado a Luís Filipe Vieira, José António dos Santos, John Textor, José Guilherme, Quinta de Jugais e ao Sport Lisboa e Benfica".

O problema, refere o regulador, é que "nenhuma das referidas transações foi objeto de comunicação ao mercado". 

A CMVM adianta ainda que "tomou já medidas no sentido de repor a transparência das referidas participações e responsabilizar os infratores pelos incumprimentos dos deveres de transparência e comunicação ao mercado. Caso a opacidade persista, e até que a transparência seja integralmente reposta, a CMVM poderá determinar a suspensão do exercício do direito de voto e de direitos de natureza patrimonial inerentes às participações qualificadas em causa".

Dadas estas questões, acrescenta o regulador de mercado, "emergem, assim, dúvidas quanto à transparência das referidas participações qualificadas e, em particular, quanto à atual definição da estrutura acionista da Benfica SAD". 

As ações da SAD do Benfica estão suspensas, esta segunda-feira, depois de no fim de semana terem sido conhecidas as medidas de coação em torno da operação 'Cartão Vermelho'. Questionada pelo Notícias ao Minuto, fonte da Euronext disse apenas que a "suspensão decorreu desde o início da sessão de hoje". 

[Notícia atualizada às 09h37]

Leia Também: Ações da SAD do Benfica suspensas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório