Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Volkswagen divulga resultado operacional positivo no 1.º semestre

O grupo automobilístico alemão Volkswagen divulgou hoje, em termos provisórios, um resultado operacional positivo de 11 mil milhões de euros no primeiro semestre, apesar de o balanço ser apresentado em 29 de julho.

Volkswagen divulga resultado operacional positivo no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

23:03 - 09/07/21 por Lusa

Economia Volkswagen

Este resultado compara com uma perda de 1,490 mil milhões no mesmo período do ano passado e um ganho de quase nove mil milhões no primeiro semestre de 2019.

O fabricante automóvel alemão explicou os resultados com a forte recuperação das vendas.

Contudo, o grupo receia que os problemas no abastecimento de semicondutores se prolonguem e criem dificuldades no segundo semestre.

Na quinta-feira soube-se que a Comissão Europeia multou o grupo Volkswagen (Volkswagen, Audi e Porsche) e a BMW em 875 milhões de euros, após concluir que estes fabricantes automóveis formaram um cartel no domínio da redução das emissões de óxido de azoto.

A investigação levada a cabo pelo executivo comunitário concluiu que estes fabricantes alemães, assim como a Daimler, infringiram as regras da União Europeia sobre práticas anticoncorrenciais ao conluiarem sobre desenvolvimentos técnicos no domínio do controlo de emissões para os carros a gasóleo entre junho de 2009 e outubro de 2014, não tendo a Daimler sido multada dado ter revelado a existência do cartel a Bruxelas.

A Comissão revelou que todas as partes reconheceram o seu envolvimento no cartel e concordaram em resolver o caso através de um acordo, tendo por isso o grupo Volkswagen e a BMW visto as respetivas multas serem reduzidas em 10%, cabendo-lhes ainda assim pagar, respetivamente, 502 milhões e 372 milhões de euros.

Leia Também: Bruxelas multa grupo Volkswagen e BMW em 875 milhões de euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório