Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Chipre: Bruxelas aprova plano de recuperação de 1.200 milhões de euros

A Comissão Europeia aprovou hoje o plano de recuperação e resiliência de Chipre, de 1.200 milhões de euros, com o qual se espera impulsionar o crescimento da economia e criar milhares de empregos após a pandemia da covid-19.

Chipre: Bruxelas aprova plano de recuperação de 1.200 milhões de euros
Notícias ao Minuto

11:22 - 08/07/21 por Lusa

Economia Chipre

"É um resultado brilhante, foi desenhado aqui em Chipre e trará um crescimento que modernizará e transformará profundamente a economia cipriota", disse hoje em Nicósia a presidente da Comissão Europeia (CE), segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Ursula von der Leyen assinalou que o plano não só cumpre com os objetivos europeus como resolverá os problemas estruturais cipriotas, como a ligação energética com o continente europeu ou o combate aos incêndios.

O presidente cipriota, Nicos Anastasiadis, assegurou, por seu turno, que o plano do Chipre é "ambicioso, mas realista" e destacou tratar-se da maior intervenção financeira da história do país.

Dos 1.200 milhões de euros que o Chipre vai receber, 1.000 milhões são subvenções e 200 milhões empréstimos.

O plano cipriota está centrado na saúde pública, economia verde, fortalecimento da competitividade, transição para uma economia digital e criação de emprego. O governo espera que contribua para aumentar o produto interno bruto (PIB) em até sete pontos percentuais nos próximos cinco anos e para criar 11.000 novos postos de trabalho.

A presidente da CE visitou hoje Nicósia no âmbito de uma digressão relacionada com a aprovação dos planos nacionais de recuperação e resiliência. Depois do Chipre, Von der Leyen segue para a Croácia.

Leia Também: Eletricidade. Mercado livre tinha 5,4 milhões de clientes em maio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório