Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Grupo Qair anuncia novo investimento milionário no nordeste do Brasil

A empresa francesa de energia alternativa Qair estabeleceu um memorando de entendimento com o estado brasileiro do Ceará para um investimento de 5,85 mil milhões de euros para a produção de hidrogénio verde e energia eólica em alto mar offshore.

Grupo Qair anuncia novo investimento milionário no nordeste do Brasil
Notícias ao Minuto

06:08 - 07/07/21 por Lusa

Economia Investimento

Numa declaração, o Governo do Ceará e a Qair Brasil indicaram que ambos os projetos irão gerar 2.600 empregos e aumentar a expansão da multinacional francesa na região Nordeste do Brasil, depois de terem anunciado em maio uma fábrica para produzir também hidrogénio verde no porto marítimo de Suape (Pernambuco).

O hidrogénio verde ou renovável (H2V) é gerado a partir de eletricidade proveniente de 100% de energia renovável através de um processo chamado "electrólise da água", que é a separação do oxigénio e hidrogénio e a sua utilização destina-se principalmente à indústria agrícola com fertilizantes.

A iniciativa no Ceará será desenvolvida no Complexo Eólico Marítimo de Dragão do Mar, com geração offshore (em alto mar), e depois transformá-lo em hidrogénio verde.

O governador, Camilo Santana, sublinhou a liderança do seu estado nos "combustíveis do futuro" e anunciou que o grupo mineiro australiano Fortescue anunciará também um investimento de um milhão de dólares.

Estudos internacionais indicam que em 2050 o hidrogénio em todas as suas formas será responsável por 18% do consumo global de energia.

Leia Também: Construção de piscinas em casa desce 16% em Portugal face a 2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório