Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Anacom reduz taxa de custo de capital aplicável aos CTT

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou hoje que determinou a taxa de custo de capital, o que se traduz "numa redução de cerca de dois pontos percentuais" face a 2020 e deverá "refletir-se nos consumidores".

Anacom reduz taxa de custo de capital aplicável aos CTT
Notícias ao Minuto

17:32 - 05/07/21 por Lusa

Economia Anacom

Em comunicado, a Anacom salienta que "determinou a taxa de custo de capital que para efeitos regulatórios será aplicada ao sistema de contabilidade analítica (SCA) dos CTT em 2021, a qual foi fixada em 7,4712%, o que se traduz numa redução de cerca de dois pontos percentuais face ao exercício de 2020".

O custo de capital "é uma das componentes de custo dos produtos e serviços regulados prestados pelos CTT que devem ser recuperados por via da regulação de preços praticada pela Anacom, pelo que a redução da taxa média ponderada do custo de capital sobre o capital investido agora" determinado pelo regulador "deverá refletir-se nos consumidores", lê-se no documento.

"O conceito de custo de capital é um conceito normalmente associado ao retorno que determinado investimento deve proporcionar, sendo definido como a taxa de remuneração exigida pelos investidores, tendo em conta o risco do negócio, sendo particularmente relevante em áreas reguladas da atividade económica", explica a Anacom.

No contexto da regulação do setor postal, "a obrigação de orientação dos preços para os custos visa fixar os preços a um nível que permita ao mercado funcionar, tanto quanto possível, como se de um mercado em concorrência se tratasse tendo em consideração o investimento realizado pelo operador e permitindo-lhe uma rentabilidade adequada, tendo em conta os riscos envolvidos", prossegue.

Assim, "procura-se com a determinação da taxa de custo de capital equilibrar a necessidade de assegurar os corretos incentivos ao investimento e, simultaneamente, proteger os consumidores de preços excessivos, procurando-se também garantir que não existem distorções nos mercados, através de práticas discriminatórias e anti competitivas", remata.

Leia Também: Bolsa de Lisboa em alta, com CTT e NOS a liderar ganhos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório