Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Crescimento no setor privado moçambicano acelerou em junho

A dinâmica de crescimento no setor privado moçambicano acelerou em junho, segundo o indicador PMI calculado pelo Standard Bank, que reflete as expectativas do setor privado acerca da economia.

Crescimento no setor privado moçambicano acelerou em junho
Notícias ao Minuto

15:02 - 05/07/21 por Lusa

Economia Standard Bank

A tendência acompanha "um crescimento rápido da produção, de novas encomendas e do emprego", refere a mais recente nota de divulgação do indicador, que o coloca no valor 52,9, o registo mais alto desde novembro de 2015.

Nesta análise, valores acima de 50 apontam para uma melhoria nas condições das empresas no mês anterior, ao passo que valores abaixo de 50 mostram uma deterioração.

Segundo o banco, "as novas encomendas aumentaram ao ritmo mais rápido em quase quatro anos, à medida que a melhoria da confiança dos clientes e a maior afluência culminaram num aumento acentuado da procura". 

"Com o aumento do volume de trabalho, as empresas aumentaram o seu número de funcionários ao ritmo mais elevado no último ano e meio", acrescenta.

O cenário tem um outro lado: "Os dados mais recentes também demonstraram um aumento acentuado nos preços dos meios de produção".

A subida deve-se "à procura de matérias-primas e à desvalorização do metical" e os encargos com a produção atingiram assim "o aumento mais acentuado em quase dois anos".

O Purchasing Managers' Index (PMI) publicado pelo Standard Bank resulta das respostas de diretores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do setor privado.

Leia Também: Pinto da Costa suspenso 21 dias pelo Conselho Disciplina da FPF

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório