Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

ERSE fiscalizou se empresas cumprem obrigação de informação aos clientes

A iniciativa, denominada por 'Sweep Day', foi realizada a 2 de junho de 2021 e abrangeu a fiscalização a 72 agentes do setor energético (eletricidade e gás).

ERSE fiscalizou se empresas cumprem obrigação de informação aos clientes
Notícias ao Minuto

10:49 - 05/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou, esta segunda-feira, que realizou uma ação de inspeção ao cumprimento das obrigações de informação aos clientes no site dos comercializadores de último recurso, comercializadores no mercado liberalizado e operadores de redes de distribuição.

A iniciativa, denominada por 'Sweep Day', foi realizada a 2 de junho de 2021 e abrangeu a fiscalização a 72 agentes do setor energético (eletricidade e gás), de acordo com um comunicado do regulador. 

"Esta foi a primeira vez que a ERSE realizou uma ação de verificação desta natureza a um número elevado de entidades em simultâneo. Foram verificados numerosos requisitos legais e regulamentares, nomeadamente o Regulamento das Relações Comerciais e o Regulamento da Qualidade de Serviço, regulamentos estes que já são comuns aos setores elétrico e do gás. Foram também identificadas áreas de melhoria e práticas passíveis de procedimento contraordenacional", pode ler-se. 

Esta análise, adianta o regulador, "permitiu concluir que a quase totalidade dos agentes têm página de internet e uma maioria de agentes disponibiliza informação adequada sobre: ofertas disponíveis aos clientes, incluindo as condições para acesso à tarifa social; acesso ao livro de reclamações eletrónico; e monitorizações de pressão e características do gás". 

Contudo, "verificou-se que a maioria dos agentes necessita de melhorar a informação nas áreas de ligações às redes, procedimentos de atendimento a clientes ou utilizadores de redes e disponibilização dos relatórios de qualidade de serviço". 

Leia Também: DBRS mantém 'rating' B do Banco Montepio, com perspetiva "negativa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório