Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Combustíveis em máximos? Só este ano, gasolina já subiu 25 cêntimos

No caso do gasóleo, o acréscimo também é evidente: o preço médio era de 1,245 euros por litro no primeiro dia do ano e, agora, é de 1,448 euros por litro. São mais 20 cêntimos.  A Apetro atribui o nível atual de preços nos combustíveis, superior a 2008, à incorporação de combustíveis e à carga fiscal.

Combustíveis em máximos? Só este ano, gasolina já subiu 25 cêntimos

Os preços dos combustíveis têm estado a aumentar em Portugal Continental e a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) atribui o nível atual de preços nos combustíveis, superior a 2008, à incorporação de combustíveis e à carga fiscal. Só este ano, o preço da gasolina já aumentou 25 cêntimos

Estes cálculos foram feitos pelo Notícias ao Minuto com base nos dados da plataforma Preços dos Combustíveis Online, que indicam que a gasolina simples 95 custava, em média, 1,406 euros por litro a 1 de janeiro de 2021.

Atualmente, o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,656 euros por litro, segundo os dados atualizados no dia 4 de julho de 2021. São mais 25 cêntimos. 

No caso do gasóleo, o acréscimo também é evidente: o preço médio era de 1,245 euros por litro no primeiro dia do ano e, agora, é de 1,448 euros por litro. São mais 20 cêntimos.  

A Apetro atribui o nível atual de preços nos combustíveis, superior a 2008, ainda que a cotação do petróleo seja inferior, à incorporação de combustíveis e à carga fiscal. "Especula-se bastante porque é que estando a cotação do petróleo e dos refinados muito abaixo dos valores de pico de 2008, os preços de venda nas bombas são superiores a esse período", diz a Apetro, numa nota.

A associação apresenta, na mesma nota, dois gráficos que detalham os preços nas semanas de 7 de julho de 2008 e de 28 de junho de 2021, concluindo que "a explicação para o aumento do preço está no sobrecusto da incorporação de biocombustível e sobretudo na carga fiscal" (ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e ao IVA - Imposto sobre o Valor Acrescentado).

Os dados da Apetro mostram que no período em causa em 2008, a gasolina estava com um preço de 1,517 euros e em 2021 de 1,652 euros, com a cotação a descer e os impostos a subir, bem como os custos com incorporação de combustível.

O gasóleo tem um comportamento semelhante, tendo um preço médio de 1,419 euros em 2008 e de 1,448 euros em 2021, mas com uma redução mais expressiva na cotação e aumentos maiores em impostos e custos com incorporação de combustível.

Os preços da gasolina simples 95 e do gasóleo simples subiram 1,2% e 2%, em maio, para 1,639 e 1,441 euros por litro, respetivamente, anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em 25 de junho.

A ERSE obrigou, no ano passado, a que as faturas dos postos de combustível passassem a detalhar taxas e impostos cobrados, o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis e descontos.

Leia Também: Apetro atribui preço elevado à incorporação de combustíveis e impostos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório