Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicatos e trabalhadores exigem regresso da Autoeuropa às negociações

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa e os sindicatos representativos na fábrica de Palmela defenderam hoje, em reunião conjunta, que a empresa deve retomar as negociações para um novo acordo laboral, face à rejeição do pré-acordo pelos trabalhadores.

Sindicatos e trabalhadores exigem regresso da Autoeuropa às negociações
Notícias ao Minuto

18:09 - 02/07/21 por Lusa

Economia Autoeuropa

Segundo revelou hoje a CT, na reunião conjunta com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), Sindicato Nacional da Indústria e Energia (SINDEL), Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-SUL) e Sindicato dos Trabalhadores do Setor Automóvel (STASA), houve uma "tomada de posição unânime" para que seja retomado o processo negocial.

De acordo com o coordenador da CT, Fausto Dionísio, "a Autoeuropa alega que, face à atual situação no grupo Volkswagen, não existem condições económicas para melhorar a proposta [do pré-acordo laboral]", rejeitado pela maioria dos trabalhadores.

Questionado pela agência Lusa, Fausto Dionísio garantiu, no entanto, que não há intenção de submeter o pré-acordo que foi rejeitado a nova votação, ao contrário do que já se fez no passado, uma vez que os "trabalhadores entendem que o seu esforço deve ser reconhecido pela empresa".

Em comunicado hoje divulgado, a CT refere que a administração da fábrica de automóveis de Palmela, no distrito de Setúbal, diz que "não existem condições de voltar às negociações enquanto não resolver o problema da empregabilidade".

"Nos próximos anos (2021/2022) existe um excesso de 300 trabalhadores com o fim do MPV (Multi-purpose Vehicle) e ainda com o programa de otimizações existentes  na fábrica", justifica a empresa, segundo refere o comunicado da Comissão de Trabalhadores.

Leia Também: Autoeuropa retomou hoje a produção, mas volta a parar no fim de semana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório