Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Lagarde quer melhorar ferramentas globais de taxação e concorrência

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, sugeriu hoje a melhoria de ferramentas de globalização, como a taxação e o direito de concorrência, durante um seminário em França.

Lagarde quer melhorar ferramentas globais de taxação e concorrência
Notícias ao Minuto

18:02 - 02/07/21 por Lusa

Economia BCE

Marcando presença nos Encontros Económicos de Aix-en-Provence, no sul de França, a presidente do BCE referiu que as duas ferramentas económicas podem ser melhoradas.

Em primeiro lugar, Lagarde saudou o "acordo que acabou de ser aprovado por 130 membros da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico]" acerca da taxação mínima e taxação digital.

"Creio que ainda não foi assinado, mas há um ímpeto que acionou isto e não o deixou parar. Espero que na próxima semana haja mais acordos", disse, referindo-se à reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20, que irá decorrer em Veneza, Itália.

A antiga líder do Fundo Monetário Internacional (FMI) também abordou a área do direito da concorrência.

"A segunda área em que se calhar usámos mal as ferramentas, e que nos devemos perguntar como as devemos usar adequadamente, num mundo muito digital, são as leis de concorrência", relevou.

A responsável francesa alertou para o facto de, por exemplo, as grandes empresas tecnológicas poderem tomar uma posição dominante no mercado.

Christine Lagarde referiu que tal posição pode ser "uma alavanca muito poderosa para usar informação e depois ter um papel soberano, que não pertence a uma empresa como essas".

"Temos de definitivamente ajustar esse direito à concorrência para o tornar mais eficiente", referiu.

Na mesma ocasião, a segunda vice-presidente do Governo de Espanha e ministra dos Assuntos Económicos e Transformação Digital Nadia Calviño alertou para os receios em torno da digitalização.

"Há que evitar, sobretudo, cair no medo, no medo de que tudo é negro e negativo, porque esse é o clima em que crescem os extremismos, o populismo, o racismo", referiu, saudando a visão positiva dos jovens numa altura de "mudança de era".

Leia Também: Lagarde elogia "eficiência e rapidez" na criação e aval a PRR

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório