Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Governo altera procedimento de antecipação de fundos europeus

O Governo alterou, pela primeira vez, os procedimentos de antecipação de fundos europeus de inscrição orçamental e "assunção de encargos plurianuais", determinando, excecionalmente, que esta possa ser superior à programação, segundo um diploma publicado em Diário da República.

Governo altera procedimento de antecipação de fundos europeus
Notícias ao Minuto

14:07 - 02/07/21 por Lusa

Economia fundos

"Em situações excecionais e devidamente fundamentadas, o montante de antecipação de fundos previsto na alínea e) do n.º2 pode ser superior à programação financeira aprovada para o ano de 2021 pelos instrumentos financeiros europeus a que se refere o artigo 2.º", lê-se no diploma, assinado pelos ministros das Finanças, João Leão, e do Planeamento, Nelson de Souza.

A alínea em causa aponta o montante de antecipação de fundos como um dos elementos a incluir no pedido e ressalva que este não pode exceder a programação financeira para 2021.

O pedido de antecipação destes fundos é solicitado pelos beneficiários "encarregues da execução das medidas de política ou dos investimentos junto das entidades responsáveis pela gestão global dos programas" ou da Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

Este deve corresponder ao financiamento integral dos instrumentos financeiros enquadrados no 'Next Generation', nomeadamente, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a Assistência da Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU).

A portaria tem efeitos retroativos em 05 de março.

Leia Também: AR recomenda ao Governo mais estruturas de apoio a pessoas LGBTQI+

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório