Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro dicas para fazer compras online de forma segura

A DECO lembra ainda que nas compras à distância, "se quiser anular a compra depois de o produto lhe chegar às mãos, tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência", mas há exceções.

Quatro dicas para fazer compras online de forma segura
Notícias ao Minuto

09:53 - 03/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia compras online

As compras online podem ser mais cómodas, mas é necessária atenção redobrada, uma vez que não há um contacto presencial entre as duas partes: o cliente e o vendedor. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) sublinha que identificar uma 'loja segura' é essencial e, por isso, o cliente deve estar sempre alerta. 

"Na altura de comprar pela internet, uma das principais barreiras é a falta de confiança em aspetos como a segurança dos pagamentos, as trocas e devoluções ou o incumprimento na entrega", lembra a instituição, em comunicado

Nesta senda, a DECO apresenta quatro dicas para garantir compras seguras através da Internet. Tome nota:

  1. Leia com atenção todas as informações do site.
  2. Desconfie de produtos com preços muito abaixo do valor de mercado.
  3. Faça uma pesquisa na net sobre a entidade que está a vender, para verificar se há queixas de outros consumidores.
  4. Não se comprometa com nenhum contrato, a menos que tenha a certeza das características do produto, do preço e da entidade que está a vendê-lo.

A DECO lembra ainda que nas compras à distância, "se quiser anular a compra depois de o produto lhe chegar às mãos, tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência. Saiba em que situações não pode desistir. Em caso de encomenda atrasada, reclame junto da loja online, pois o vendedor tem várias obrigações a cumprir". 

Isenção de IVA para compras online de fora da UE até 22 euros acabou

As novas regras do IVA do comércio à distância e plataformas eletrónicas entraram em vigor esta semana e uma das mudanças é o fim da isenção do IVA para compras de fora da UE de valor inferior a 22 euros.

Numa informação divulgada esta semana, a Comissão Europeia assinalava que as novas regras em matéria de IVA aplicáveis às compras 'online' enquadram-se "no âmbito dos esforços para assegurar condições de concorrência mais equitativas para todas as empresas, simplificar o comércio eletrónico transfronteiras e aumentar a transparência para os compradores da UE no que diz respeito aos preços e à escolha dos consumidores".

Leia Também: Isenção de IVA para compras online de fora da UE até 22 euros acaba hoje

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório