Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Número de dormidas nas unidade hoteleiras da Madeira duplicaram em maio

O número de dormidas nas unidades turísticas da Madeira "quase duplicou" em maio, em comparação com o mês anterior, tendo entrado na região quase 48 mil hospedes, revelou hoje o Governo Regional.

Número de dormidas nas unidade hoteleiras da Madeira duplicaram em maio
Notícias ao Minuto

14:07 - 01/07/21 por Lusa

Economia Madeira

"Em maio, o número de dormidas quase duplicou relativamente a abril, embora se mantenha muito abaixo dos valores pré pandemia" da covid-19, diz a Direção Regional de Estatística (DREM) na informação disponibilizada.

No mesmo documento, a DREM indica que "os primeiros dados para o setor de alojamento turístico da região, referentes ao mês de maio de 2021, mostram que deverão ter dado entrada nos estabelecimentos regionais 47,9 mil hóspedes".

Estes visitantes, acrescenta, geraram "206,9 mil dormidas, o que corresponde a variações homólogas muito expressivas", de +4.850% ao nível de hospedes e de +4.035% ao nível dormidas.

No mês em análise, "o mercado interno contribuiu com 1,3 milhões dormidas (peso de 61,2%) e os mercados externos com 800,1 mil, o que numa comparação com o mesmo mês de 2019 representa um "decréscimo de 22,3% nas dormidas de residentes e de 83,8% nas de não residentes".

Na informação, a DREM enfatiza que os principais mercados emissores de não residentes "registaram alguma recuperação em termos de dormidas relativamente ao mês anterior (+81,9%)".

O Reino Unido é que o apresenta o maior crescimento, "contabilizando no respetivo mês 24,6 milhares, seguido da Alemanha com 22,4 mil e da França com 15,9 mil".

Numa comparação entre os dados de maio deste ano com os de 2020, "as quebras ainda são evidentes, com o número de hóspedes entrados a cair 64,1% e as dormidas 71,1%".

Em termos acumulados, nos primeiros cinco meses deste ano, o setor do alojamento turístico na Madeira soma "592,9 mil dormidas (-59,4% do que em igual período de 2020)", aponta.

A DREM argumenta que "para efeitos de comparabilidade com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) é necessário excluir o alojamento local com menos de 10 camas".

"Segundo esta lógica de apuramento de resultados, as dormidas do alojamento turístico, nos primeiros cinco meses, apresentam uma quebra de -64,9%, uma variação mais penalizadora que a verificada a nível nacional (-48,8%)", adianta.

"As dormidas de residentes em Portugal terão aumentado 2024,6% relativamente ao mês homólogo, atingindo as 67,2 mil, o que representa 32,5% do total", acrescenta.

Quanto às dormidas de estrangeiros, refere que "terão crescido 7484,1% relativamente a maio de 2020, situando-se em 139,8 mil".

Os hóspedes entrados com residência em Portugal atingem os 21,9 mil e os residentes no estrangeiro 26 mil.

Segundo a DREM, em maio, "47,2% dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes".

"A hotelaria contabilizou, no mês de referência, 60,8% dos estabelecimentos com movimento de hóspedes (50,7% em abril)", conclui.

Leia Também: "O Governo devia demitir-se e pôr a DGS a comandar o país"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório