Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

APED: Plásticos de uso único geram dúvidas nas empresas e nos clientes

Os plásticos de utilização única passam a ser proibidos a partir de hoje, ao abrigo da diretiva europeia que Portugal adotou.

APED: Plásticos de uso único geram dúvidas nas empresas e nos clientes
Notícias ao Minuto

10:34 - 01/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Plásticos de uso único

A diretiva europeia sobre os plásticos de uso único entra em vigor, mas ainda não é conhecido o diploma que procede à transposição para o ordenamento jurídico nacional o que, na opinião da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) gera dúvidas para as empresas e consumidores. 

"Esta situação está a gerar constrangimentos aos operadores económicos e dúvidas nos consumidores. A APED considera que apesar de todo o trabalho que o sector tem feito na área dos plásticos, estes atrasos na clarificação da legislação criam incertezas desnecessárias à atividade das empresas do sector", refere Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Os plásticos de utilização única passam a ser proibidos a partir de hoje, ao abrigo da diretiva europeia que Portugal adotou. A diretiva, de aplicação obrigatória em todos os Estados-membros da União Europeia, proíbe, entre outros produtos de ou com plástico, talheres, palhinhas, cotonetes, agitadores, varas de balões ou esferovites para recipientes de comida.

"Nos termos da diretiva, a comercialização deste tipo de produtos não está proibida nos espaços comerciais. Nessa medida, é urgente clarificar a legislação nacional em harmonia com as diretrizes europeias", sublinha a APED no mesmo comunicado. 

A associação lembra que desde 2019 que os seus associados têm "vindo a desenvolver um trabalho relevante e contínuo no sentido de promover o uso responsável do plástico, através, por exemplo, do ecodesign das embalagens de produtos de marca-própria, da incorporação de material reciclado em novas embalagens, da substituição de artigos de plástico de uso único por alternativas disponíveis no mercado ou do alargamento da oferta de sacos reutilizáveis".

Leia Também: BCE admite repartição de dividendos na banca a partir de outubro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório