Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

"A nossa presidência tem a ambição de deixar uma marca para o futuro"

Leão acredita que "estamos num momento de viragem" e prevê um crescimento acima do estimado anteriormente.

"A nossa presidência tem a ambição de deixar uma marca para o futuro"
Notícias ao Minuto

16:24 - 30/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, reafirmou, esta quarta-feira, que estamos num "momento de viragem", antecipando um crescimento económico acima do previsto, e adiantando que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) quer deixar uma marca para o futuro. 

"A nossa presidência tem a ambição de deixar uma marca para o futuro, um legado para o futuro. Estamos numa fase de viragem, conseguimos durante a nossa presidência focar a Europa no essencial, do ponto de vista económico e social", disse o ministro das Finanças, em conferência de imprensa à margem da Cimeira da Recuperação, quando questionado sobre a criação do grupo de reflexão sobre a economia europeia.

O ministro anunciou que as presidências portuguesa, eslovena e francesa da UE irão lançar um grupo de reflexão sobre a economia europeia, dando continuidade à discussão de hoje na Cimeira da Recuperação.

No início do evento que encerra a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, o ministro adiantou que o grupo de peritos, "que será formado nas próximas semanas, irá refletir sobre o legado da crise, das medidas necessárias para promover o crescimento potencial da economia europeia, e dos moldes em que a política económica da União Europeia poderá responder a este propósito".

João Leão mostrou-se ainda otimista relativamente à recuperação e reiterou que a recuperação económica será "robusta" no segundo semestre, podendo ultrapassar os 4% inscritos no Programa de Estabilidade, apesar do impacto da pandemia.

A Cimeira da Recuperação, o último evento político da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, decorre hoje à tarde no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, sob a organização do Ministério das Finanças.

Leia Também: Finanças destacam os "15 sucessos" do Ecofin na presidência portuguesa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório