Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Rita Marques realça "contributo fundamental" do turismo religioso

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou hoje o "contributo fundamental" do turismo religioso na diversificação dos mercados emissores, considerando que este setor sairá "muito mais forte" da pandemia.

Rita Marques realça "contributo fundamental" do turismo religioso
Notícias ao Minuto

14:18 - 24/06/21 por Lusa

Economia Turismo

"Quer os caminhos da fé marianos, quer os caminhos da fé judaicos, quer os caminhos de Santiago, que são importantes subprodutos do turismo religioso, estão vocacionados para mercados de longo curso", disse Rita Marques, durante a 9.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso.

A secretária de Estado exemplificou com os turistas oriundos da Ásia, da Coreia do Sul, das Filipinas, do Vietname, dos Estados Unidos, da Colômbia e do México.

"Interessa-nos relevar o contributo que o turismo religioso pode comportar, não só nesta preocupação de garantir o turismo todo o ano e em todo o território, mas também no crescimento em valor", frisou.

Na sua opinião, "o setor do turismo religioso aprendeu muito e sairá muito mais forte" da pandemia de covid-19, que "veio aguçar ainda mais o motivo de viagem espiritual".

Rita Marques lembrou que "Portugal é um roteiro de templos, de cultos, de festas religiosas", podendo os locais ser percorridos "individualmente, coletivamente, cheios de fé e de uma espiritualidade de raiz mais universal, seja em busca do sagrado".

"Penso que a pandemia cria uma janela de oportunidade para reforçarmos esta dinâmica", sublinhou.

A secretária de Estado disse que o turismo religioso responde aos três grandes objetivos estratégicos do Governo: turismo todo o ano, turismo em todo o território e continuar o crescimento em valor.

"Sabemos que quem nos procura para fazer turismo religioso fá-lo durante todo o ano, não necessariamente nas épocas sazonais conhecidas como as épocas altas", afirmou, acrescentando que o turismo religioso também "percorre vários territórios, elimina fronteiras".

Segundo Rita Marques, outra vantagem do turismo religioso é que permite um cruzamento com outro tipo de ofertas turísticas, como o património cultural, a natureza e a gastronomia.

Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso -- que, pela primeira vez, se estão a realizar em formato virtual - são uma iniciativa da Associação Empresarial Ourém-Fátima, com a colaboração dos municípios de Ourém e da Guarda e do Santuário de Fátima. Contam com o apoio do Turismo de Portugal, do Turismo do Centro de Portugal e do Programa Operacional Regional do Centro.

Leia Também: Exemplo espanhol deve ser seguido para potenciar Caminhos de Santiago

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório