Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Greve no metro do Porto sem impacto na circulação mas "luta continuará"

A greve de trabalhadores convocada para hoje pelo Sindicato Nacional de Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) não está a gerar impacto na circulação do metro do Porto, mas "as reivindicações serão frisadas", indicaram fontes sindicais.

Greve no metro do Porto sem impacto na circulação mas "luta continuará"
Notícias ao Minuto

13:12 - 24/06/21 por Lusa

Economia Transportes

Em declarações à agência Lusa, dois dirigentes do Porto do SNTSF referiram que "dado ser um dia feriado e a empresa ter decidido reduzir a oferta de circulação, o impacto da greve não se tem feito sentir".

"No entanto vamos manter a luta e frisar as nossas reivindicações", disse Pedro Lamas, dirigente sindical do SNTSF, sindicato afeto à Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Já António Cunha, da mesma estrutura sindical, apontou para uma adesão à greve de 95% por parte dos associados do SNTSF, mas não precisou o universo de funcionários inscrito no sindicato e que laboram no metro do Porto.

"A circulação está a correr normalmente porque a Metro fez redução da oferta, contrariamente ao que habitualmente faz no dia de hoje em outros anos. Hoje está reduzido mesmo em relação a um dia de feriado normal", referiu António Cunha.

A greve convocada pelo SNTSF/FECTRANS tem como objetivo exigir que a ViaPorto, empresa do grupo Barraqueiro que opera o sistema de metro do Porto, reabra as negociações.

O SNTSF reclama de "ausência de diálogo" por parte da empresa, aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

"Estamos a pedir respeito. Adiam e cancelam as reuniões sucessivamente", lamentou Pedro Lamas, somando às reivindicações a redução da atual carga horária, bem como perspetivas de progressão na carreira.

A greve de 24 horas, que é destinada a agentes de estação, controladores de circulação, motoristas, entre outras profissões, decorre desde as 00:00 de hoje até às 00:00 de sexta-feira.

A agência Lusa tentou obter um comentário junto da ViaPorto, mas até ao momento sem sucesso.

Já fonte da empresa Metro do Porto confirmou à Lusa que a circulação está a decorrer com normalidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório