Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Este ano confortavelmente iremos superar os mil milhões" de investimento

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) afirmou hoje que 2021 está a ser um "bom ano" para o investimento e que "confortavelmente" irá superar os 1.000 milhões de euros.

"Este ano confortavelmente iremos superar os mil milhões" de investimento
Notícias ao Minuto

14:25 - 22/06/21 por Lusa

Economia AICEP

Luís Castro Henriques falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação do novo Plano Estratégico da AICEP, assente em quatro pilares: ação externa, mais digital e mais capacitação, marca Portugal e reforçar as capacidades internas da agência.

Sobre o investimento este ano, o presidente da AICEP salientou que "neste momento" estão "contratualizados várias centenas de milhões de euros" e que "daqui até outubro" ainda irá contratualizar "a mesma proporção".

Os anos de 2018 e de 2019 foram "anos recorde" de investimento e "acreditamos que este ano será em linha com isso", acrescentou.

"Agora, se vai ser um bocadinho mais ou um bocadinho menos, ainda é cedo", referiu Luís Castro Henriques.

Salientando que 2021 está a ser um "bom ano de investimento", o presidente da AICEP disse que "tudo indica que será mais um ano forte de contratualização".

Em 2018 o investimento foi de 1.159 milhões de euros e em 2019 de 1.172 milhões, de acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Em 2020, ano marcado pelo início da pandemia de covid-19, o valor foi de 287 milhões de euros, menos 75,5% que um ano antes.

"Creio que este ano nós confortavelmente iremos superar os 1.000 milhões", disse o responsável.

A contribuir para a captação de investimento estão três aspetos, disse, apontando a manutenção dos fatores de competitividade de Portugal, admitindo que pode haver uma maior concorrência agora com os programas de Recuperação e Resiliência (PRR) da Europa, o acompanhamento próximo do todo o 'pipeline' de investimento, sobretudo de natureza industrial, em 2020, e o trabalho "muito forte" de assegurar novos clientes e novos projetos.

ALU // MSF

Lusa/Fim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório