Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Saldo da balança corrente e de capital negativo em 240 milhões em abril

O saldo conjunto da balança corrente e de capital foi negativo em 240 milhões de euros em abril, o que compara com -64 milhões de euros no mesmo período de 2020, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Saldo da balança corrente e de capital negativo em 240 milhões em abril
Notícias ao Minuto

13:35 - 22/06/21 por Lusa

Economia BdP

Segundo o BdP, os défices observados nas balanças de bens e de rendimento primário superaram os excedentes das balanças de serviços, rendimento secundário e de capital.

Até abril, o défice da balança comercial diminuiu, pois, a redução do défice da balança de bens, no valor de 2.169 milhões de euros, ultrapassou a diminuição do excedente da balança de serviços, de 1.744 milhões de euros.

Esta diminuição foi maioritariamente justificada pelo decréscimo acentuado do saldo da rubrica viagens e turismo, no montante de 1.298 milhões de euros, refere a instituição.

Em abril, as exportações de bens e serviços registaram um acréscimo homólogo de 14,4%, influenciadas pela evolução nos bens (30,3%), que superaram o decréscimo verificado nos serviços (20,7%).

Já as importações de bens e serviços aumentaram 51,7% (59,7% nos bens e 20,0% nos serviços).

O saldo das viagens e turismo registou um aumento de 44 milhões de euros, que resulta de um crescimento de 79,3% nos créditos e de 89,5% nos débitos, embora tanto as exportações quanto as importações de viagens e turismo permaneçam bastante abaixo dos níveis anteriores à pandemia.

No período em análise, o défice da balança de rendimento primário aumentou 526 milhões de euros relativamente ao período homólogo, para 1.040 milhões de euros, um crescimento justificado pelo pagamento de rendimentos de investimento ao exterior.

Por outro lado, o excedente da balança de rendimento secundário aumentou 157 milhões de euros, devido, principalmente, ao acréscimo dos fundos europeus recebidos sob a forma de cooperação internacional corrente.

O excedente da balança de capital diminuiu 232 milhões de euros, em consequência da redução das ajudas ao investimento recebidas da União Europeia, embora, globalmente, tenha havido um aumento dos fundos recebidos.

Até abril, o saldo da balança financeira registou uma diminuição dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior de 13 milhões de euros, que se deveu, sobretudo, ao aumento de passivos das empresas portuguesas junto de entidades do grupo residentes no exterior e dos passivos do Banco de Portugal junto do Eurosistema.

Em sentido contrário, observou-se um aumento de ativos, através do investimento do setor financeiro em fundos de investimento não residentes.

As estatísticas da balança de pagamentos serão atualizadas em 20 de julho.

Leia Também: Grandes empresas criam associação para colocar Portugal no Top15 europeu

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório