Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Wall Street fecha em baixa com Dow Jones a ter pior semana desde outubro

A bolsa nova-iorquina fechou em baixa, com os investidores a continuarem a digerir a mudança de tom da Reserva Federal (Fed), que reviu em alta a previsão de inflação e tenciona subir a taxa de juro até 2023.

Wall Street fecha em baixa com Dow Jones a ter pior semana desde outubro
Notícias ao Minuto

23:47 - 18/06/21 por Lusa

Economia Mercado

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 1,58%, para os 33.290,08 pontos, e registou a sua maior perda semanal, de 3,45%, desde fim de outubro.

Já o tecnológico Nasdaq recuou 0,92%, para as 14.030,38 unidades, e o alargado S&P500 baixou 1,31%, para as 4.166,45.

No conjunto da semana, o Nasdaq perdeu 0,28% e o S&P500 desvalorizou 1,91%.

"A volatilidade continuou na bolsa, depois da evolução progressiva da Reserva Federal (Fed), para uma política monetária mais restritiva, que suscita dúvidas crescentes sobre o calendário de diminuição do programa de compra de ativos pelo banco central", salientaram os analistas da Charles Schwab.

As taxas de referência, mantidas desde há cerca de ano e meio a um nível muito baixo para apoiar a economia norte-americana face à pandemia, poderiam subir por duas vezes até 2023.

Hoje de manhã, James Bullard, presidente do banco da Fed em Saint Louis, admitiu mesmo uma subida já em 2022.

"Esperamos um bom ano e uma boa reabertura" da economia, afirmou Bullard na estação televisiva CNBC. "Mas é um ano ainda melhor do que esperávamos, com mais inflação do que tínhamos antecipado. Parece-me, pois, normal, que adotemos um tom um pouco mais severo para conter as pressões inflacionistas".

O balanço final da sessão de hoje inclui também os efeitos de ter sido uma jornada das ditas "Quatro Bruxas", por no seu final expirarem vários contratos de produtos financeiros.

Entre os valores do dia, o fabricante de armas Smith & Wesson valorizou 17,22%, depois de ter apresentado lucros trimestrais em forte alta.

No mercado obrigacionista, a taxa paga pelos títulos de dívida pública dos EUA, a 10 anos, evoluía a 1,43%, depois dos 1,51% na quinta-feira à noite.

Leia Também: Wall Street fecha sem rumo com investidores a digerirem reunião da Fed

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório