Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Pescadores do Norte querem prolongamento de captura da sardinha

As associações de pesca da região norte mostraram-se hoje "satisfeitas" com a perspetiva de aumento da quota da pesca da sardinha, anunciadas pelo ministro do Mar, mas defendem um prolongamento do período de captura.

Pescadores do Norte querem prolongamento de captura da sardinha
Notícias ao Minuto

20:23 - 18/06/21 por Lusa

Economia Pesca

Com a quota nacional de captura da sardinha a poder atingir, em 2021, as 30 mil toneladas, de acordo com um parecer científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar hoje divulgado pelo ministro Ricardo Serrão Santos, os pescadores acreditam que há condições para continuarem a captura para além de dia 31 de julho.

"Os números da quota vão ao encontro do que esperávamos, a até achávamos que podiam ser um pouco mais altos, mas já é aceitável. Temos agora de a gerir da melhor forma e tentar alongar o período de captura o mais possível", disse Agostinho Mata, líder da Propeixe, Cooperativa de Produtores de Peixe do Norte, à agência Lusa.

O dirigente espera, também, que os limites de captura diários por embarcação possam ser revistos em alta já a partir de segunda-feira e vincou que o setor "é o principal interessado para que haja sardinha durante várias gerações".

"Este aumento da quota vem dar razão ao nosso setor, que durante anos saiu prejudicado com a divisão de opiniões entre os cientistas e pescadores. Agora interessa olhar para o futuro e recuperar dos tempos maus. Queremos vender bem o peixe e manter o equilíbrio que sempre defendemos", disse Agostinho Mata.

A opinião do líder da Propeixe foi partilhada por Carlos Cruz, presidente da Apropesca, organização de produtores de pesca artesanal, com sede na Póvoa de Varzim, que sempre defendeu que os stocks nacionais de sardinha estavam estabilizados.

"Os cientistas chegaram a ponderar, há uns anos, uma quota de zero para a sardinha, mas agora comprova-se que os pescadores tinham razão. Que havia sardinha em número suficiente para atividade continuar de forma sustentada", partilhou Carlos Cruz à Lusa.

O líder da Apropesca defendeu que com a perspetiva do aumento da quota em 2021 o período de captura sardinha "deverá ser prolongado até novembro", esperando também que os limites de pesca diários de captura possam chegar aos 200 cabazes.

"Aqui na região Norte não temos muitas alternativas se nos faltar a sardinha. Não temos carapau ou cavala em número suficiente como em outras zonas do país. Daí defendermos que se passe de 170 para 200 cabazes de sardinha por dia", explicou Carlos Cruz.

A captura de sardinha em Portugal poderá aumentar para até 30.000 toneladas já este ano, anunciou o ministro do Mar, após o parecer científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar.

"Estamos em condições de aumentar de 10.000 toneladas para perto das 30.000 toneladas em Portugal. As opções vão ainda ser acordadas com Espanha, uma vez que o manancial é comum", anunciou, em conferência de imprensa, Ricardo Serrão Santos.

As capturas de sardinha em Portugal e Espanha não devem ultrapassar as 40.434 toneladas este ano, recomendou hoje o Conselho Internacional para a Exploração do Mar.

"Quando o rendimento máximo sustentável foi alcançado, as capturas em 2021 poderão ser de, no máximo, 40.434 toneladas", lê-se no parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, na sigla em inglês, ou CIEM em português).

Leia Também: Pescadores querem aumento das capturas diárias de sardinha até novembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório