Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

"Tentação" de baixar IRS em 2015 é "precipitada"

O antigo líder do PSD, Luís Filipe Menezes, deu uma entrevista ao Diário Económico na qual assegurou que é “altamente precipitado” falar em baixar o IRS já no próximo ano, defendendo ainda que acredita numa saída limpa porque “convém” ao Governo e à União Europeia.

"Tentação" de baixar IRS em 2015 é "precipitada"
Notícias ao Minuto

09:11 - 21/02/14 por Notícias ao Minuto

Economia Menezes

Em entrevista ao Diário Económico, Luís Filipe Menezes criticou as declarações de Paulo Portas sobre uma eventual descida do IRS já em 2015.

“Não pode haver a tentação de aligeirar procedimentos, só porque existe melhoria circunstancial de parâmetros. A ideia de aligeirar, de forma precipitada, algumas das medidas que foram tomadas seria um profundo erro”, começou por dizer o social-democrata.

Referindo-se mais concretamente às declarações do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, Menezes foi perentório: “Parece-me altamente precipitado nesta altura” falar em baixar o IRS já em 2015 porque, explicou, “basta que exista uma pequena constipação na Europa e nos principais mercados importadores para termos problemas”.

Afinal, sublinha, apesar de a dívida externa portuguesa ter vindo a ser controlada “ainda tem parâmetros que a referenciam com preocupação”.

“Qualquer atitude precipitada pode colocar em causa o trabalho de todos estes anos”, alertou.

Sobre qual deverá ser o caminho seguido pelo Governo quando a intervenção da troika terminar em Portugal, Menezes acredita que o país seguirá o exemplo da Irlanda e terá uma saída limpa.

“Vamos ter uma saída à irlandesa porque convêm ao Governo – toda a gente gosta de ser medalhado quando aparentemente tem mérito – e convém à União Europeia e, nomeadamente, aos países do Norte que, em vésperas de eleições, não se querem comprometer com mais obrigações de financiamento da economia dos países do Sul”, explicou o ex-autarca de Vila Nova de Gaia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório