Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ecofin já deu o 'ok'. Regras orçamentais ficam suspensas em 2022

O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, João Leão, em conferência de imprensa no final do Ecofin desta sexta-feira.

Ecofin já deu o 'ok'. Regras orçamentais ficam suspensas em 2022
Notícias ao Minuto

14:21 - 18/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Ecofin

A Comissão Europeia recomendou e o Ecofin aceitou. As regras orçamentais vão continuar suspensas no próximo ano, anunciou o ministro das Finanças, João Leão, esta sexta-feira, no final do último Conselho Ecofin sob presidência portuguesa.

"Outro marco importante da nossa Presidência foi a decisão da manutenção da cláusula de escape em 2022. A suspensão das regras orçamentais por mais um ano é um sinal de coordenação inédita entre os Estados-membros para manter a recuperação económica no topo das prioridades na Europa", disse o ministro das Finanças em conferência de imprensa.

A Comissão Europeia adotou, no início do mês, uma recomendação formal no sentido de as regras de disciplina orçamental continuarem temporariamente suspensas em 2022, para permitir aos Estados-membros fazer face à crise sem precedentes provocada pela pandemia da Covid-19.

Recordando que a cláusula de salvaguarda do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) - que suspende temporariamente as regras de disciplina em matérias como o défice e a dívida pública - foi ativada em março de 2020, para permitir aos Estados-membros reagirem rapidamente e adotarem medidas de urgência para mitigar o impacto económico e social sem precedentes da crise da Covid-19, a Comissão considerou que a economia europeia continuará a necessitar de apoios também no próximo ano, antecipando por isso a desativação da cláusula apenas em 2023.

A manutenção da suspensão das regras de disciplina orçamental também em 2022 constituiu assim uma matéria 'pacífica', merecendo a concordância da generalidade dos responsáveis políticos europeus.

Leia Também: Portugal quer 12 PRR com 'ok' de Bruxelas (e verbas em julho)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório