Meteorologia

  • 27 JULHO 2021
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 29º

Edição

Faturação do setor de aluguer de automóveis caiu 60% em 2020

A conclusão é de um estudo setorial da Informa D&B.

Faturação do setor de aluguer de automóveis caiu 60% em 2020

A faturação do setor de aluguer de automóveis caiu 60% em 2020, passando dos 740 milhões de euros registados em 2019 para 295 milhões de euros, consequência de uma "enorme redução na procura", segundo um estudo divulgado esta sexta-feira.

De acordo com o estudo setorial da Informa D&B, a grande redução na faturação deste setor em 2020 está relacionada com a quebra de atividades como o tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses, que desceu 70%, e com o número de dormidas em estabelecimentos hoteleiros, que recuou 63%.

"A redução das restrições à mobilidade, previsível à medida que o plano de vacinação avance, deverá permitir o relançamento do setor a partir do segundo semestre de 2021", estima.

A Informa D&B prevê ainda uma forte subida do valor do mercado em 2021 e 2022, embora ainda longe do valor registado em 2019, "o qual não deverá ser atingido antes de 2024".

De acordo com a informação disponibilizada, desde 2014 que o setor de 'rent-a-car' registava uma tendência contínua de crescimento, tendo sido interrompida pela pandemia da covid-19.

Segundo a Informa D&B, as políticas de ajustamento da estrutura e da frota "continuarão a ser fundamentais para garantir a viabilidade das empresas de aluguer de viaturas a curto prazo, prevendo-se que o processo de concentração da oferta se intensifique".

Em 2019 o setor de aluguer de automóveis era constituído por aproximadamente 790 empresas, das quais cerca de 240 estão localizadas no distrito de Lisboa.

As zonas Norte e Centro tinham 195 e 120 empresas, respetivamente, refere.

Os dados de 2020 sinalizam que o setor tem uma elevada concentração empresarial, com os cinco principais operadores a deter uma quota de mercado conjunta de 63% em 2020 e os dez principais operadores a serem responsáveis por 80% das vendas totais.

Leia Também: China pede punições severas caso haja distúrbios no centenário do PCC

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório