Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Produção de abacate no Algarve vai gerar receitas anuais de 40 milhões

A conclusão é do estudo 'A Importância da Cultura do Abacate na Região do Algarve', realizado pela Agro.Ges. 

Produção de abacate no Algarve vai gerar receitas anuais de 40 milhões
Notícias ao Minuto

09:45 - 18/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Abacate

A produção de abacates no Algarve vai gerar receitas anuais de 40 milhões de euros em criação de Valor Acrescentado Bruto (VAB), de acordo com o estudo 'A Importância da Cultura do Abacate na Região do Algarve', realizado pela Agro.Ges. 

"Atualmente, mesmo sem todos os pomares estarem no chamado ano cruzeiro de produtividade, essa contribuição é já de 20 milhões de euros para a economia anual da região", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Num dos temas mais relevantes no debate sobre a cultura dos abacates no Algarve - o da água - o estudo indica que a água utilizada por esta cultura é, em média, 6500 m3/ha por ano, "o que é semelhante à média das culturas dominantes, nalguns casos ainda menos", de acordo com o mesmo estudo.

O abacate do Algarve vai ser registado como marca, processo que vai permitir disciplinar a comercialização daquele fruto, na sequência de um pedido de registo efetuado por uma associação empresarial algarvia.

A marca, que deverá tornar-se efetiva no início de julho, implica o cumprimento de um conjunto de regras por parte dos produtores, que incorrem em penalizações caso não cumpram as especificações previstas, adiantou Ana Soeiro, diretora executiva da associação Qualifica/oriGIn Portugal.

Leia Também: Abacate do Algarve registado como marca para disciplinar comercialização

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório