Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Banca portuguesa. Mecanismo europeu prevê "ambiente operacional difícil"

O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) considera que os bancos em Portugal ainda terão de enfrentar um "ambiente operacional difícil" devido aos "desafios" criados pela crise da covid-19, atenuados agora pelas moratórias e pelo alívio na supervisão.

Banca portuguesa. Mecanismo europeu prevê "ambiente operacional difícil"
Notícias ao Minuto

13:08 - 17/06/21 por Lusa

Economia Covid-19

"O uso extensivo de medidas de apoio governamental e de tolerância na supervisão, a grande percentagem de empréstimos sob moratória -- especialmente para empresas não financeiras --, bem como os esforços continuados para diminuir o nível de crédito malparado reduziram o rácio" destes empréstimos, indica o MEE no capítulo sobre Portugal do seu relatório anual de 2020.

Porém, "no futuro, os bancos [em Portugal] terão de fazer face a um ambiente operacional difícil", antevê o organismo no documento hoje divulgado.

Isto porque "a rentabilidade dos bancos enfrenta desafios decorrentes da constituição de provisões para perdas" e o "sistema financeiro português ainda não passou pela onda de consolidação bancária interna verificada noutros países da zona euro", justifica o MEE.

A pandemia de covid-19 levou a uma recessão económica de 7,6% de 2020, após um crescimento de 2,5% em 2019, devido a uma queda acentuada do consumo privado e das exportações devido ao aumento das medidas de contenção e da incerteza relacionada com a doença.

Fazendo um retrato sobre os efeitos da pandemia na banca portuguesa, o MEE indica que "a pandemia travou a recuperação do setor bancário e reduziu as métricas de rentabilidade, embora a moratória dos empréstimos tenha servido de amortecedor", numa alusão às medidas adotadas devido à crise.

O ano passado foi, assim, marcado por "uma forte contração económica", bem como por um "défice substancial" devido ao "esforço orçamental discricionário" e ainda por um "défice comercial que aumentou à medida que as importações ultrapassavam as exportações", elenca a estrutura.

No que toca à dívida pública portuguesa, o MEE fala no relatório num "elevado peso", que "continua a ser uma vulnerabilidade importante".

"A dívida pública aumentou para um nível historicamente elevado devido à crise pan-europeia, mas espera-se que diminua gradualmente a médio prazo à medida que a economia recupera, embora um crescimento mais fraco e possíveis efeitos cicatrizantes possam dificultar o ritmo de redução da dívida", adianta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório