Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Emissão de hoje "dá-nos a garantia de que dinheiro vai começar a chegar"

O Ministério das Finanças destaca que a emissão de dívida europeia, realizada esta terça-feira, é rampa de lançamento para a recuperação económica.

Emissão de hoje "dá-nos a garantia de que dinheiro vai começar a chegar"
Notícias ao Minuto

18:14 - 15/06/21 por Ana Lemos

Economia João Leão

No dia em que a União Europeia (UE) foi ao mercado para emitir 20 mil milhões de euros, a uma taxa de 0,086%, a procura superou 142 mil milhões de euros e foi sete vezes superior à oferta. 

Em reação a esta primeira emissão de dívida europeia, o Ministério de João Leão destaca que este resultado é "indicativo do sucesso do programa de emissões que agora se iniciou e da confiança dos mercados no NextGenerationEU", lê-se no comunidado enviado às redações.

Falando num "momento inédito com a primeira emissão conjunta de dívida para financiar o Programa NextGenerationEU", a tutela lembra que este mecanismo extraordinário de emissão de dívida europeia "colocará à disposição dos Estados-Membros 800 mil milhões de euros para financiar os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) dos países" - uma "peça central na resposta europeia à crise provocada pela Covid-19 e a rampa de lançamento para a recuperação económica dos Estados-Membros".

"O dia de hoje é um marco para a nossa história europeia, pela solução sem precedentes de resposta comum à crise. A emissão de hoje dá-nos a garantia de que o dinheiro vai começar a chegar às economias muito em breve, o que juntamente com a aprovação dos primeiros Planos de Recuperação já no decorrer desta semana, permitirá aos Estados-Membros começar a implementar os investimentos e reformas necessárias para a recuperação económica", afirma o ministro João Leão.

Assim sendo, e após a ratificação da Decisão de Recursos Próprios por todos os Estados-Membros "em tempo recorde, estamos muito satisfeitos por termos conseguido dar mais este passo durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia".

Leia Também: 'Bazuca': UE emitiu 20 mil milhões em obrigações com "forte procura"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório