Meteorologia

  • 24 JULHO 2021
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

Bruxelas confirma acordo com EUA para fim de tarifas retaliatórias

A Comissão Europeia confirmou hoje um acordo com os Estados Unidos para acabar com as tarifas retaliatórias impostas pela União Europeia (UE) e pela administração norte-americana por ajudas públicas à aviação, esperando acabar com outras disputas comerciais.

Bruxelas confirma acordo com EUA para fim de tarifas retaliatórias
Notícias ao Minuto

13:39 - 15/06/21 por Lusa

Economia Diplomacia

"Chegámos a acordo para terminar com a disputa da Airbus-Boeing. Isto prova que a relação transatlântica está a passar ao nível seguinte", anuncia o vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a pasta do Comércio, Valdis Dombrovskis, numa declaração publicada através da rede social Twitter.

Após um acordo alcançado na primeira cimeira entre a UE e os Estados Unidos desde 2017, hoje realizada presencialmente na capital belga, Valdis Dombrovskis diz que Bruxelas e Washington terão agora "tempo e espaço para encontrar uma solução duradoura, enquanto se poupam milhares de milhões de euros em encargos".

O responsável letão afirma ainda acreditar que este acordo histórico, alcançado depois de 17 anos de retaliação, mostra que a UE e os Estados Unidos "podem trabalhar para resolver as disputas [comerciais] de longa duração".

Em causa está a disputa comercial entre Washington e Bruxelas por causa de ajudas públicas à aviação norte-americana (Boeing) e europeia (Airbus), que já dura há vários anos, e no âmbito da qual a Organização Mundial de Comércio já declarou como culpados tanto os Estados Unidos como a UE.

Também reagindo através do Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fala num "avanço no setor aeronáutico".

"Isto abre realmente um novo capítulo na nossa relação porque passamos do litígio para a cooperação no setor das aeronaves, após 17 anos de disputa", adianta a líder do executivo comunitário.

Após quatro anos, a cimeira de hoje entre os dois blocos transatlânticos é focada na melhoria das relações comerciais e na recuperação da crise sanitária e económica pós-pandémica, esperando-se que uma declaração conjunta seja assinada no final da reunião.

Leia Também: UE/EUA: Primeira cimeira em quatro anos com pandemia e comércio na agenda

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório