Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Plataforma ADVIDclim apresenta projeções climáticas e apoia a viticultura

A Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) lança na quarta-feira a ADVIDclim, uma plataforma de acesso livre que apresenta projeções climáticas e quer apoiar a atividade agrícola, foi hoje anunciado.

Plataforma ADVIDclim apresenta projeções climáticas e apoia a viticultura
Notícias ao Minuto

10:17 - 15/06/21 por Lusa

Economia ADVIDclim

Segundo a associação empresarial, sediada em Vila Real, a ADVIDclim é uma plataforma que permite analisar 11 parâmetros climáticos, para três períodos temporais sob três cenários de gases de estufa, e será lançada na quarta-feira, durante o evento "Agricultura 4.0 - Promoção da Sustentabilidade para o Setor Europeu do Vinho".

"A nível de exportação, o setor do vinho representa mais de 840 milhões de euros na economia portuguesa, tendo como meta 1.000 milhões de euros até 2023. As alterações climáticas podem mudar este panorama, necessitamos de antecipar cenários para enfrentarmos o quanto antes os desafios que nos estão a ser colocados", afirmou José Manuel Manso, presidente da ADVID, citado num comunicado.

E, segundo a associação, para "uma melhor compreensão do clima em Portugal Continental, e muito particularmente nas regiões vitivinícolas", a ADVID contou com a colaboração do cientista americano Gregory Jones, considerado um dos principais especialistas mundiais em alterações climáticas na vinha e com trabalhos realizados em diversas regiões vitícolas do mundo.

Como resultado desse estudo realizado em 2013, a ADVID vai disponibilizar, com acesso livre, através da sua página na Internet, a plataforma ADVIDclim, em formato SIG (sistema de informação geográfico), que permite analisar 11 parâmetros climáticos resultantes das projeções para Portugal Continental para os períodos 2020, 2050 e 2080 sob os cenários de gases de estufa B2 (moderado), AB1 (médio) e A2 (elevado).

A validação das projeções para 2020 está a ser processada e será divulgada, de acordo com a associação, "logo que possível".

Para a ADVID, a informação "disponibilizada é uma ferramenta essencial de apoio à tomada de decisão, não só dos empresários e técnicos vitivinícolas, mas para toda a atividade agrícola".

O evento europeu "Agricultura 4.0 - Promoção da Sustentabilidade para o Setor Europeu do Vinho", onde será apresentada esta plataforma, é promovido pela ADVID através do laboratório colaborativo da Vinha e do Vinho - CoLAB Vines&Wines -- que decorre no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

A ADVID é uma associação empresarial, constituída em 1982, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável da vitivinicultura duriense, a qual foi alargada a nível nacional desde 2016.

No âmbito da sua missão, a ADVID candidatou-se e foi reconhecida como entidade gestora do 'cluster' da Vinha e do Vinho, desde 2017, e como CoLAB da Vinha e do Vinho, desde 2019, reconhecimentos que irão contribuir para a "transferência de conhecimento e levantamento de problemas da vitivinicultura nacional".

É neste âmbito que, segundo explicou, se inserem as alterações climáticas e a disponibilização da plataforma ADVIDclim.

Leia Também: UE. Reforma da PAC dá "especial atenção" aos pequenos agricultores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório